segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cenas de Cinema #6 - Filmes de Terror


Cenas de Cinema #06 (Filmes de terror)
Por Marlon Fonseca


Aproveitando a semana do “Halloween” (feriado tipicamente americano que foi incorporado de certa forma no Brasil) fiquei tentado a falar-lhes sobre um dos gêneros que mais aprecio: o de terror.

Antes de entrar no assunto fica uma curiosidade assustadora: não se trata de coincidência o fato de as datas do “Haloween” e dia de finados serem tão próximas. Muitos acreditam que nesse período o mundo dos mortos está mais próximo do mundo dos vivos.

Entraram no clima? Então vamos lá.

Não dá para falar em filme de terror sem começar com o mais assustador de todos os tempos: “O Exorcista”. Repleto de cenas fortes e incômodas e dotado de um tema pesadíssimo, o seu maior trunfo reside na forma com que esses elementos são mostrados: sensação de atmosfera carregada e trilha e efeitos sonoros que contribuem diretamente para tal fato.

Ainda baseando nos aspectos do terror psicológico e na atmosfera temos outros bons exemplos em “Poltergeist” (principalmente na sua primeira metade) e “O Chamado”.

Em “It- uma obra prima do medo”, adaptação do livro de Stephen King nos deparamos com a parábola do terror que nos acompanha por toda vida e só nos deixa quando o enfrentamos face a face. Uma obra muito interessante que na sua primeira metade mostra os personagens principais ainda crianças enfrentando o terror pela primeira vez tendo, que, em sua segunda metade confronta-lo novamente quando adultos.

Em "A Profecia" a reação do menino Damien quando está se dirigindo á igreja pela primeira vez revela que o pior está por vir. 

Não tão assustadora, mas mesmo assim bastante interessante, nós temos a excelente cine série “Pânico” que curiosamente aos brincar com as “regras” e situações oriundas de um filme de terror acabou gerando um subgênero próprio.

Deve ser lembrado também o subgênero conhecido como “terrir” uma mescla de terror com comédia sendo os dois exemplos imbatíveis a trilogia “evil dead” e o clássico oitentista “A Hora do Espanto”.

Por fim não posso deixar te mencionar e homenagear dois grandes “ícones” do gênero: Jason Vorhees e Freddy Krueger. Sujeitos “simpáticos” que já mataram e aterrorizam dezenas de jovens incautos, mas que insistem em permanecerem vivos em suas respectivas cine séries.

E ai amigos? “What´s your favorite scary movie”?


Cenas de Cinema # 5 - Animações da Pixar


Cenas de Cinema #05 (Animações da Pixar)
Por Marlon Fonseca


Até pouco tempo atrás quem dominava o cenário das animações (desenhos) no cinema era a Disney.

Com sua até então fórmula infalível que juntava fábulas conhecidas, com personagens “simpáticos” e muita cantoria através de animações belíssima os filmes de animação da Disney marcaram épocas e gerações e apresentaram momentos de emoção (a comoção gerada pela morte da mãe do Bambi e do pai do Simba) e extrema beleza (o vôo de Aladdin com sua princesa em seu tapete mágico ao som de“a whole new wolrd” é o meu preferido até hoje) mas careciam de algo que só hoje podemos enxergar com clareza: maturidade narrativa.

A Pixar (inicialmente um estúdio subsidiário da própria Disney e hoje um estúdio independente) mudou radicalmente a forma de se fazer animação no cinema. E não estou falando da utilização da tecnologia de CGI (Computer Graphics Image ou imagens computadorizadas) e sim pela maturidade narrativa e sensibilidade.

            Nós filmes da Pixar nós também temos cantoria, animais e carros falantes mas a emoção e mensagem passadas são feitas de forma extremamente aprofundadas.

            No divertidíssimo e tresloucado “Procurando Nemo” nós temos uma fábula da responsabilidade paterna disfarçada e no lírico Wall-E acompanhamos, através da história de amor incondicional do personagem título, uma ferrenha crítica a uma sociedade preguiçosa.

            Mas o “cenas” de hoje quer destacar com mais contundência o caráter genuíno dos sentimentos passados e que somos acometidos em seus filmes. E para mim “Up –Altas aventuras” e “Toy Story 3” são o ápice do estúdio nesse quesito.

            Em “UP – Altas aventuras” nós presenciamos uma obra de arte narrativa impar em seus 10 minutos iniciais onde toda a história de vida do personagem Carl e de sua esposa são passadas ao som da Magistral trilha sonora de Michael Giachino (que, merecidamente, ganhou o Oscar por ela). No início nos divertimos com o encontro dos dois, no meio nos emocionamos com o casamento, companherismo e continuidade desse amor e no fim ficamos tocados e solidários com o falecimento de sua esposa.

            A cena final de “Toy Story 3” quando Andy “passa adiante” seus brinquedos para a sua vizinha mas antes resolve brincar com eles por uma última vez somos transportados de imediato á nossa própria infância e nos vemos emocionados agradecendo aos nossos próprios brinquedos por todos os momentos que passamos juntos.

            Ao fim da sessão de “Toy Story 3” no cinema a meninha de 6 anos que estava ao meu lado não entendia o porque do “Tio Marlon” estar visivelmente emocionado. Daqui a alguns anos ao rever esse filme tenho certeza de que entenderá!

          Bravo Pixar! Bravíssimo!!!!


Cenas de Cinema # 4 - O Senhor dos Anéis


Cenas de Cinema #04 (Senhor dos Anéis)
Por Marlon Fonseca

Uma das obras mais celebradas da literatura mundial a trilogia “Senhor dos Anéis” escrita por J.R.R Tolkien era considerada por muitos como “infilmável” em razão de toda a sua complexidade: infinidade de personagens, mundo e cenários retratados de forma minuciosamente detalhados e a presença de linguagens próprias (o “élfico” foi todo criado por Tolkien que era estudioso de lingüística).

Peter Jackson encarou o desafio de adaptar a obra para os cinemas e o fez com sublime competência. Os três filmes que compõem a saga foram filmados ao mesmo tempo em um espaço de dois anos (algo inédito até então) sediado e aproveitando os incentivos fiscais e as belas paisagens da Nova Zelândia (terra natal do diretor e co-roteirista).

O resultado foi uma obra que, assim como nos livros, nos apresenta um mundo extremamente rico e belo não somente nas paisagens exuberantes, mas principalmente nas mensagens que ele passa.

“Senhor dos Anéis” através de “A Sociedade do Anel”, “As Duas Torres” e o “Retorno do Rei” mergulhou as platéias de todo mundo em uma história fantástica repleta de batalhas, cenas emocionantes, cenário e imagens de tirar o fôlego, trilha sonora magnífica, momentos heróicos e personagens únicos, interessantes, complexos e dramáticos (o Gollum de tão complexo merece um “cenas” só para ele).

O mais importante foi que o aspecto principal da obra literária, sua alma, sua mensagem se fez presente de forma intacta no cinema. Mais do que um filme/livro fantástico de ação e repleto de batalhas grandiosas, “Senhor dos Anéis” prega a honra, a amizade inabalável, o companheirismo, o sacrifício heróico e a redenção.


Cenas de Cinema # 3 - Capitão Nascimento


Cenas de Cinema #03.


O cinema nacional apesar de sua franca ascensão carecia de um personagem forte, marcante. “Tropa de Elite” surgiu e nada mais foi o mesmo.

Roberto Nascimento mais conhecido como Capitão Nascimento (Coronel no segundo filme) assumiu com louvor esse papel de herói do cinema nacional, ou melhor, falando, o de anti-herói.

Interpretado visceralmente pelo monstro Wagner Moura, Capitão Nascimento operou uma verdadeira catarse nacional ao “esculachar” bandido e viciado, jogar a verdade crua e cruel da corrupção policial (no primeiro filme) e política (no segundo) no ventilador com palavras e atos que todo e qualquer cidadão de bem, sofredor dessas mazelas brasileiras, gostaria de falar e fazer.

Foi acusado de fascista e criticado (corretamente) pela forma truculenta que tratava sua esposa. Atos e fatos esses que só o tornaram ainda mais palpável, real, imperfeito.

“Missão dada é missão cumprida” e o Capitão/Coronel Nascimento a cumpriu com louvor.


Cenas de Cinema #2 - Cenas de Beijo


Cenas de Cinema #02 (Beijando na Chuva)


Meu lado romântico me perturbou tanto que acabei cedendo. O “cenas” de hoje é dedicado ás cenas de beijo na chuva.

Cena de beijo romântico, avassalador dado em chuva torrencial é um dos grandes clichês dos filmes de romance. Mas isso acontece, a meu ver, em razão dessas cenas serem emocional e plasticamente belas.

Eis as minhas “cenas de beijo na chuva” preferidas:





Cenas de Cinema # 1 - Star Wars


Cenas de Cinema # 01


Não poderia começar essa minha empreitada de outra forma. “Star Wars” marcou época, mudou vários parâmetros na indústria cinematográfica, nos apresentou personagens importantes e carismáticos e até hoje permeia o imaginário de muita gente.

Se hoje sou esse cinéfilo apaixonado devo muito a essa “ópera espacial” pois foi um dos primeiros filmes que vi na vida e foi o meu despertar para o cinema.

Essa cena sem dúvidas é a mais emblemática da série e uma das maiores da história do cinema.

Revejam comigo agora uma das mais bombásticas revelações do cinema: