sexta-feira, 27 de abril de 2012

...CINEMA. Opiniões #25 - Os Vingadores


...CINEMA
Opiniões #25- Os Vingadores (The Avengers, 2012)
Por Marlon Fonseca



            Enfim chega aos cinemas a última e maior parte de um quebra-cabeças muito bem criado pela Marvel Studios. A primeira peça e base de tudo foi lançada em 2008 quando em o Homem de Ferro Nick Fury aparece diante de Tony Stark e menciona uma “iniciativa”. Nos subseqüentes O Incrível Hulk, Homem de Ferro 2, Thor e Capitão América novas peças foram surgindo e agora o todo se completa.

            “Houve um dia como nenhum outro, em que os maiores heróis do mundo se viram unidos contra uma ameaça comum. Naquele dia, os Vingadores nasceram...para combater os inimigos que nenhum super herói poderá enfrentar sozinho”. Com esta frase e princípio, o grupo surgiu em 1963 para os Quadrinhos.

            Em 2012 nascem com o mesmo mote nos cinemas. Na trama do filme a ameaça comum é o ensandecido e cada vez mais perigoso meio irmão de Thor, Loki, agora munido de um terrível exército alienígena. Para combatê-lo Nick Fury finalmente inicia a sua Iniciativa Vingadores e reúne os heróis, Homem de Ferro, Capitão América, Hulk, Thor, Vúva Negra e Gavião Arqueiro. Juntos tentarão defender a Terra desta terrível ameaça. Ou, ao menos, vinga-la. Mas não sem antes ter que enfrentar outro perigo em comum: a convivência.

            Mais do que um filme de ação, Os Vingadores é uma empreitada cinematográfica. Uma das maiores de todos os tempos. O que a Marvel fez antes mesmo da estréia do filme já é digno de aplausos. Trouxe aos cinemas seu universo coeso e interligado com todos seus filmes anteriores apontado para este único horizonte.

            Para esta tarefa, o escolhido foi Joss Whedon que já mostrara na série Firefly e seu filme Serenity, habilidade em administrar uma equipe e seus protagonistas. Seu sucesso á frente da série de quadrinhos Os surpreendentes X-men o qualificou de vez.

            Whedon, que também co-escreveu o roteiro do longa[1],  soube muito bem dosar cada característica e importância dos personagens. Contando com generosas 2 horas e 20 minutos de projeção ele teve tempo de sobra para estabelecer os conflitos e elos entre todos os personagens. Destaque também para os diálogos acima da média, principalmente nos embates psicológicos entre os heróis e Loki. A montagem também ajuda e mantém o filme fluente e “redondo”.

            Percebe-se o cuidado na ligação entre todos os filmes anteriores, mas em nenhum momento se parece algo forçado. Pelo contrário o resultado é bastante orgânico. Todos os personagens tem sua importância e destaque na trama.

            Como era de se esperar de uma produção deste porte, os efeitos especiais estão excelentes e o 3D que fora mal utilizado no filmes do Thor e Capitão América aqui está muito melhor realizado, destacando os efeitos em algumas cenas e causando imersão em outras. Whedon segura as rédeas das espetaculares cenas de ação muito bem e os espectadores ainda são brindados com uma seqüência sem cortes alternando a ação dos heróis.

Mas nada daria certo sem o elenco. Alternando entre atores consagrados e astros em ascensão todos estão em ótima performance. Como era de se esperar Robert Downey Jr sai á frente do elenco. São deles as melhores frases de efeitos e os momentos de maior humor. Mas seu Tony Stark mostra mais uma vez que sabe ser heróico quando preciso. Scarlet Johansson que vem com a ingrata tarefa de ser a única mulher do grupo apresenta a competência de sempre e sua Viúva Negra no decorrer do filme vai apresentando as suas diversas camadas. Mark Ruffalo estreando no papel do atormentado Bruce Banner o faz com exímia qualidade. Suas feições e movimentos também estão presentes no Hulk mais bem feito e icônico dos cinemas até o momento. Chris Henswort continua acertando a mão como Thor com seu misto de brutalidade, nobreza e sentimento de culpa pelos atos de seu irmão. Samuel L. Jackson e Jeremy Ranner também dão conta do recado quando acionados.

Justiça, porém, deve se fazer a Chris Evans que dá um passo á frente em sua interpretação como Capitão América chegando bem próximo ao Steve Rogers honroso, heróico e líder nato dos quadrinhos. Mas o destaque de todo este excelente elenco fica mesmo para Tom Hiddleston. Seu Loki apresenta-se com um misto de loucura, fraqueza, sagacidade segurando-se muitíssimo bem no papel de ameaça geradora da união dos personagens.

            O quebra-cabeça da Marvel se completa de forma bastante competente. O primeiro, diga-se de passagem. Peças para o segundo já foram lançadas e novas surgirão nos próximos anos em Homem de Ferro 3, Thor 2, Capitão América 2 e num eventual novo filme do Hluk[2] para que se juntem á peça maior Vingadores 2 em 2015[3].

            Houve um dia em que os maiores heróis do planeta juntaram-se nos cinemas para entreter e emocionar a todos. Poucos se esquecerão dele.

            Cotação: (5/5)

            Ficha técnica: Os vingadores (The Avengers, USA, 2012). Ação. Direção: Joss Whedon. Elenco: Robert Downey Jr., Chris Evans, Samuel L. Jackson, Scarlett Johansson, Mark Rufallo, Chris Hesworth, Jeremy Renner, Tom Hiddleston, Clark Gregg. Duração: 142 min.


[1] Ainda que imitado a certas imposições do estúdio
[2] Joss Whedon admitiu conversas nesse sentido.
[3] Data de lançamento já confirmada