quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

...GAMES. Opiniões #27 - Epic Mickey: Power of Illusion (3DS)


...GAMES

Opiniões # 27 – Epic Mickey: Power of Illusion (3DS)

Por Marlon Fonseca

          
        Quem viveu a época gloriosa e inesquecível do Master System e do Mega-Drive guarda certamente com muito carinho a recordação do game Castle of Illusion. Protagonizado pelo camundongo Mickey Mouse, o jogo de plataforma fez frente aos grandes nomes do Gênero da época como Mario, Alex Kidd e Mega-Man.

         Após esse jogo, Mickey por um bom tempo passou a ser um protagonista de destaque no mundo dos games para ser relegado ao ostracismo logo depois retornando com qualidade somente em Epic Mickey lançado com exclusividade para o Wii.


+


=



            Com esse Epic Mickey: Power of Illusion temos a bem sucedida junção do clássico e do recente sucesso tanto em sua história como em sua mecânica de jogo.

            A bruxa Mizrabel volta a atormentar a vida de Mickey ao transportar seu Castelo de Ilusões para Wasteland e sequestrar vários personagens clássicos da Disney. Cabe ao camundongo mais famoso do mundo aventurar-se para resgatar os amigos e retomar o mundo dos desenhos.

            Trata-se de um jogo de aventura side-scrolling aos moldes de Castle Of Illusion inclusive com o “golpe da bundada” e alguns inimigos antigos. De Epic Mickey, temos a utilização da mecânica de tinta e thinner para a criação ou destruição de objetos e inimigos (com a utilização da caneta stylus e a tela de toque do 3DS).
A tela de toque serve para o desenho de objetos

            Durante o jogo, mickey deve percorrer três alas do Castelo, cada uma com quatro fases e ao fim enfrentar um chefe. Nas fases, além de enfrentar inimigos e obstáculos, o jogador deve ficar atento aos personagens que devem ser resgatados.

            Á medida que os personagens vão sendo resgatados, novas áreas do castelo vão aparecendo. Mickey também deve interagir com eles para resolver situações que, após completas, podem lhe dar melhorias. Estas melhoras também podem ser adquiridas na loja do Tio Patinhas com os e-tickets que são adquiridas matando inimigos ou coletando nos cenários.

            Os gráficos são muito bonitos e coloridos e os efeitos em 3D só reforçam a imersão do jogo. A trilha sonora é ótima. A jogabilidade é simples com curva de aprendizado bastante pequena.

Jogo conta com um belo visual

            A curiosidade fica pela acentuada drástica na dificuldade do jogo perto do seu fim. Se no início o game parece muito fácil, na última ala do castelo a dificuldade sobe bastante exigindo um pouco mais de perícia e paciência ao jogador, mesmo assim consegue se terminar o jogo com menos de 8 horas de gameplay[1].

            De lamentar mesmo, somente o pequeno número de fases e chefes de fases, deixando um gosto inegável de “quero mais”.

            Colorido, bonito, divertido e desafiante em sua parte final, Epic Mickey Power of Illusion é um deleite tanto para os fãs nostálgicos como para os jogadores mais novos. Aliando bem a mecânica de Castle of Illusion e Epic Mickey, o jogo só peca pelo desproporcional e brusco aumento de dificuldade e por ser muito curto. Mas vale muito á pena acompanhar Mickey em mais uma aventura.

Cotação: 8,0/10.00

Ficha Técnica: Epic Mickey: Power of Illusion (3DS). Aventura. Produtora: Disney Interactive Studios.

Obs: O jogo tem opção de legenda em português brasileiro.



[1] Mas para fazer 100% dele exige-se mais tempo e o retorno ás mesmas fases várias vezes.