terça-feira, 3 de julho de 2012

Cenas de Cinema #13- As teias do Homem-Aranha de Sam Raimi


Cenas de Cinema #13 – As teias do Homem-Aranha de Sam Raimi
Por Marlon Fonseca




            Estamos em via de presenciar o reinício da história do Homem-Aranha nos cinemas. Como todos sabem, O Espetacular Homem-Aranha dirigido por Marc Webb vem para estabelecer uma nova origem e direção ao personagem.

            Trata-se de uma tarefa difícil tendo em vista a marca muito mais positiva do que negativa deixada pela trilogia de Sam Raimi. Estes três filmes marcaram toda uma geração de fãs do herói e ainda ajudaram a cativar muitos outros. Estarão, portanto, sempre guardados no coração dos fãs e poderão ser sempre assistidos ou recordados. Vamos fazer isso um pouquinho agora com uma cena ou seqüência marcante de cada um?

Depois de décadas de imbróglios jurídicos e especulações, em 2002 Homem- Aranha fora finalmente lançado e apresentou-se como uma excelente adaptação da origem do herói. Cercado de ação, romance, comédia e drama, o filme ainda que tomando algumas liberdades criativas,foi bastante competente em manter a origem e essência do personagem. E qual cena senão a final traduz tudo isso em perfeição? Peter Parker, após o confronto derradeiro com seu arquiinimigo Duende-Verde e figura paterna Norman Osborn percebe que de fato “com grandes poderes surgem grandes responsabilidades” e de que sua vida será marcada de tragédias e sacrifícios.

Já em Homem-Aranha 2, em 2004, toda a equipe conseguiu ir além no filme que é considerado uma das maiores adaptações de quadrinhos de todos os tempos. E como não lembrar da sensacional luta contra o Dr.Octopus em cima de um vagão de um trem?

Por fim, em 2007, surgiu Homem-Aranha 3 sendo o episódio mais fraco e problemático da franquia. A imposição do produtor Avi Arad em colocar o vilão Venom (no qual Raimi declaradamente nunca gostou) acabou por prejudicar bastante o projeto. Excesso de vilões (três no total), implementação equivocada de importantes personagens secundários e o também equivocado uso do lado negro de Peter Parker (emo?) foram os principais aspectos negativos. Mesmo assim, o filme tem momentos memoráveis e não é que a transformação de Eddie Brock em Venom não se apresenta como um deles?

Assim, entre muitos altos e poucos baixos Sam Raimi e sua equipe trouxeram o querido personagem à vida, filmes estes que nunca serão esquecidos pelos milhões de fãs. Mas agora é hora de conhecermos esta nova direção ao personagem que está surgindo e nos emocionarmos mais uma vez com o “amigão da vizinhança”.


__________________________________

E o "Amigão da vizinhança" é figura marcante e imporntante no "Falando de". O texto sobre o novo filme, uma espécie de previsão, é a postagem mais popular do blog (leia aqui) e a análise de seu novo jogo the Amzing Spider-Man, publicada na semana passada, já está em 8º (leia aqui).
E mais: hoje mesmo estaremos na estréia do novo filme e amanhã contaremos tudo para vocês em uma análise caprichada!

________________________________________


Não conhece a nossa sessão "Cenas de Cinema"? Perdeu alguma publicação dela? Então acesse o link abaixo e veja e reveja todas as postagens anteriores:

http://blogdofalandode.blogspot.com.br/search/label/CENAS%20DE%20CINEMA