domingo, 14 de julho de 2013

...CINEMA. Opiniões # 78 - O Cavaleiro Solitário

...CINEMA

Opiniões #78 – O Cavaleiro Solitário (The Lone Ranger, USA, 2013).

Por Marlon Fonseca

            Tentando emular o arrasador sucesso de Piratas do Caribe, a Disney chamou grande parte do time das aventuras de Jack Sparrow[1] para adaptar o clássico personagem o cavaleiro solitário, egresso dos seriados televisivos e de rádio da década de 30.[2]

            A produção, de quase 300 milhões de dólares, era desejo antigo do estúdio e passou por vários percalços como adiamentos, alterações constantes no roteiro e mudanças no decorrer das filmagens.

            Na trama, acompanhamos o idealista e “homem da lei” John Reid (Armie Hammer) que após retornar à sua cidade natal e sofrer uma emboscada, se alia ao nativo americano Tonto (Jhonny Depp) para se tornar um justiceiro.

            O que mais chama a atenção no filme é a forma que ele trata o momento histórico da fundação dos EUA, e de como os índios eram vistos. Ainda que de forma bem velada, por tratar-se de uma produção voltada basicamente para o entretenimento, observa-se claramente uma crítica social contundente sobre o tema, o que é louvável e até mesmo corajoso. Sem contar com a sátira ao próprio gênero western.
A improvável dupla

            Porém, o filme padece de um problema gravíssimo que é a sua falta de ritmo e sua duração excessiva e inexplicável. Sua metade é muito arrastada, chegando a momentos aborrecidos e desnecessários.

            Sua meia hora final, entretanto, é um verdadeiro e divertido espetáculo de ação absurda bem dirigida e executada alternando momentos de coragem e humor pastelão embalados pelo clássico tema do personagem.

            Do elenco Johnny Depp que ganhou uma fortuna para viver o icônico Tonto e repete sua parceria com o diretor Verbinski[3] acaba tomando o filme para si, como era de se esperar. Armie Hammer, como o protagonista que acaba se tornando coadjuvante, tanto nas cenas de ação como nas quais seu personagem mostra sua persona atrapalhada, se sai melhor do que sua péssima atuação em Espelho, espelho meu, mas ainda permanece como uma promessa desde sua participação em A rede social. Tom Wilkinson e William Fichtener dão conta da vilania e Ruth Wilson, Bryant Prince e Helena Bonham Carter estão corretos ainda que em pouco tempo em tela e com personagens deslocadas pelo roteiro, principalmente esta última.
A ação, quando engrena, é divertida

            Alternando entre decisões corajosas e maduras e problemas de ritmo e roteiro, O Cavaleiro Solitário acaba ficando no limiar entre o aborrecimento e divertimento. Assim, como em, Principe da Pérsia e John Carter (esse sim um ótimo filme que fora subestimado) não foi dessa vez que a Disney encontrou outro Piratas do Caribe.

Cotação: 7,0

Ficha Técnica: O Cavaleiro Solitário (The Lone Ranger, USA, 2013). Ação. Aventura. Western. Comédia. Direção: Gore Verbinski. Elenco: Johnny Depp, Armie Hammer, Tom Wilkinson, William Fichtener , Ruth Wilson, Helena Bonham Carter, James Badge Dale,  Bryant Prince e Barry Pepper. Duração: 149 min.



[1] O diretor Gore Verbinski, os roteiristas Ted Elliot e Terry Rosio, o megaprodutor Jerry Brucheimer e Johnny Depp como chamariz de bilheteria e credibilidade.
[2] O personagem já teve 3 filmes anteriores respectivamente em 1956, 1968, e 1970
[3] Além dos 3 primeiros Piratas do Caribe, Depp fez a voz do protegonista na animação Rango que ganhou o oscar de melhor filme da categoria em 2011.