terça-feira, 10 de novembro de 2015

A linguagem cinematográfica das cores - parte 1

A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA DAS CORES
Parte 1



1 – Introdução
            As cores sempre foram muito cercadas de significados e simbologias. Muito além do “rosa para menina e azul para menino”, elas vem ganhando as maias variadas atribuições simbólicas ,seja para expressar sentimentos, apontar características, dentre outras atribuições. E o cinema, logicamente, tomou para si esta linguagem para sozinho, ou em conjunto com as demais linguagens que possui, para enriquecer e aprimorar o modo de se contar uma história.

Cor é a forma como os olhos captam a luz (ondas eletromagnéticas) ao ser refletida por uma superfície ou liberada por uma fonte no ambiente. Os diferentes comprimentos de ondas eletromagnéticas são responsáveis pela percepção de uma variedade de cores. Cada intervalo do comprimento representa um espectro de cores: violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho, e da união dessas cores temos o branco e da ausência delas, o preto. Há uma infinidade de cores diferentes, mas algumas delas se destacam no cotidiano.

O cérebro assimila muito mais que a pigmentação, ele as relaciona com diferentes tipos de sensações. As cores quentes são aquelas que provocam uma sensação de calor, excitação, energia, como o vermelho, o laranja e o amarelo. Já as cores frias, como o azul, o violeta e o verde, transmitem calmaria, tranquilidade, estão relacionadas à frescura da água e do gelo.
            Mesmo tendo que considerar o aspecto cultural e psicológico individual, temos exemplos dos mais variados dos simbolismos envolvendo as cores. O preto é, nas culturas ocidentais, tido como símbolo de morte, mas, também, de elegância. O branco traz a paz, o vermelho é tido como símbolo de sexualidade e vitalidade, já o azul escuro como melancolia, dentre vários outros possíveis exemplos.
            Existem, também, estudos, que focam na influência das cores no estado emocional das pessoas e na comunicação de valores. Esse aspecto é utilizado, inclusive, em logomarcas e campanhas publicitárias. O vermelho é ligado ao dinamismo, sendo por isso sempre atrelado à liquidações, urgências. É também utilizado para estimular o apetite.

            O verde é atrelado a harmonia, saúde, natureza. Sendo comumente utilizados em logomarcas de lojas e produtos naturais por exemplo.


         
   Assim, dando margem às mais variadas formas de atribuições de símbolos, estados emocionais, a utilização das cores é mais um artifício no qual o cinema tem se validado em sua história para desenvolver ainda mais a sua linguagem.

            A partir de agora vamos avaliar casos concretos da aplicação das cores na linguagem cinematográfica.


  
2- As cores no cinema

2.1 – Cor como forma de passar uma informação ou simbolismo.

2.1.1 – O vermelho em “O Sexto Sentido”

            Dirigido e roteirizado por M.Night, Shyamalan, O Sexto Sentido, lançado no ano de 1999, assusto e encantou plateias do mundo todo com a história do menino que via mortos, Dentre seus vários trunfos, o maior deles é o roteiro extremamente bem elaborado que demonstra ao espectador, durante todo o filme e das mais variadas formas possíveis, seu  desfecho que, mesmo assim, só é percebidopelo público em seu final.

            Um dos elementos utilizados para dar essas “dicas” visuais foi exatamente o uso das cores, principalmente o do vermelho.Nesse universo estabelecido, a cor vermelha representava a presença de algo sobrenatural. Ou seja, se em determinado cena há uma roupa, objeto, ou outro elemento, com vermelho, há a presença de um espírito.


            Já no primeiro encontro entre o psicólogo Malcolm Crowe (vivido por Bruce Willis) e do garoto Cole (Haley Joel Osmont) há a presença da cor no casaco do rapaz.

            Assim, ela aparece somente em elementos que têm relação com o sobrenatural, por quem está nele, ou pelos que foram “tocados” por espíritos. Além da cena citada acima ela irá aparecer em vários outros momentos do longa: Cole, quando é preso no calabouço e agredido, usa uma blusa vermelha. Assim como é vermelho o balão, indo em direção ao calabouço. A tenda no quarto, onde aparece a menina Kyra e o vestido da mãe dela são vermelhos. Assim como os números no toca-fitas e a maçaneta que Malcolm tenta abrir em seu consultório. O guardanapo na mesa de jantar do psicólogo, a porta da igreja e as pílulas antidepressivo no banheiro são vermelhos.



2.1.2- O amarelo da vingança em “Kill Bill” volumes 1 e 2
            O cinema do diretor Quentin Tarantino é uma salada de referências. Mas também negocia com as mais variadas linguagens do cinema. Em “Kill Bill” volumes 1 e 2 , lançados nos anos de 2003 e 2004 respectivamente, o cineasta se valida da cor amarela para destacar os momentos de vingança de sua protagonista.

            Representação da cultura nipônica de traição e poder, o  amarelo é a cor escolhida para que Beatrix Kiddo (vivida por Uma Thurman) realize sua vingança: vestindo uma roupa amarela (aqui também uma referência a vestimenta usada por Bruce Lee em “No jogo damorte”de1978), roubando uma caminhonete amarela, pilotando uma moto amarela, dentre outras coisas.



[1] https://tecnologiaegestao.wordpress.com/tag/significado-das-cores/
[2] https://fabricadeaplicativos.zendesk.com/hc/pt-br/articles/203628855-Entender-Significados-e-efeitos-das-cores