domingo, 2 de junho de 2013

...CINEMA. Opiniões #69 - Faroeste Caboclo

...CINEMA

Opiniões # 69 – Faroeste Caboclo (Brasil, 2013).

Por Marlon Fonseca


               Transformar uma música em um longa metragem é um expediente não muito frequente no cinema, mas já deu bons resultados como por exemplo Veludo Azul e Yellow Submarine. Ao se ouvir a música Faroeste Caboclo, hit da banda Legião Urbana era impossível não imaginar e recriar na cabeça a história que tocava durante aqueles 9 minutos. Agora ela ganhou vida nas telas.


            Dirigido por Rene Sampaio, o filme traz a história de João de Santo Cristo (Fabrício Boliveira) traficante do Distrito Federal, sua conturbada história de amor com Maria Lúcia (Isis Valverde) e seu embate trágico e violento com o perigoso rival Jeremias (Felipe Abib).

            A trama se passa na Brasília da década de 80, exatamente no mesmo momento de Somos Tão Jovens, filme que trouxe o início da carreira de Renato Russo[1], e possui uma reconstituição de época discreta, mas eficaz.[2]

Para que a música se encaixe no formato cinematográfico e na duração de 100 minutos, a história de Jeremias foi positivamente expandida. Por meio de flashbacks, conhecemos sua infância e juventude miserável ao lado de seus pais e momentos que foram importantes para definir sua personalidade.
Romance conturbado

Graças a isso e ao trabalho competente de seu intérprete, João de Santo Cristo se qualifica a figurar dentre os grandes anti-heróis do cinema nacional moderno ao lado de Zé Pequeno e Capitão Nascimento.

            O roteiro, ainda que longe de ser complexo, soube pegar os elementos-chave da música e transformá-la em uma história coesa e interessante com um ritmo equilibrado. Bacana também destacar algumas sequências e tomadas remetendo aos filmes de faroeste de antigamente como uma da bota se aproximando ao duelo, por exemplo.
A trágica e violenta rivalidade com Jeremias

            Faroeste Caboclo se sai bem como adaptação da mística música de Renato Russo. Faz jus ao protagonista criado por ela e toda a sua trajetória, resultando em um filme simples e competente.

Cotação: 8,5

Ficha Técnica: Faroeste Caboclo (Brasil, 2013). Drama. Direção: Rene Sampaio. Elenco: Fabricio Boliveira, Isis Valverde, Felipe Abib, antonio Calloni, Marcos Paulo e César Troncoso. 105 min.


Nota: O filme marca o último trabalho do talentoso ator e diretor Marcos Paulo que aqui interpreta o severo pai de Mária Lúcia



[2] Em um momento extremamente inspirado o protagonista se encontra em um show onde Renato russo está tocando.