domingo, 19 de agosto de 2012

...CINEMA. Opiniões 48 - O ditador


...CINEMA
Opiniões #48 – O Ditador (The Dictator, USA, 2012)
Por Marlon Fonseca

           
            Nos últimos anos Sacha Baron Cohen vem povoando os cinemas com seus subversivos personagens como Ali G, Borat, Bruno. E agora chega a vez da sua nova criação o General –Almirante Aladeen, que comanda o seu país Wadyia com mãos de ferro e muitas trapalhadas.

             Escrito pelo próprio Cohen, e possuindo uma estrutura narrativa mais convencional do que seus filmes anteriores, o longa mostra o ditador indo para os EUA se explicar para a ONU. Mas sofre traição do seu tio e acaba perambulando como um indigente por Nova York. Com a ajuda de um ex-funcionário e uma ativista certinha, tenta retomar seu posto.

            O filme consegue ser ainda mais grosseiro e escatológico do que as demais incursões do comediante. Mas há aqui uma crítica muito inteligente à xenofobia americana, o país pós 11 de Setembro e ao capitalismo. Sem contar que possui pelo menos duas sequências antológicas que levam o cinema abaixo.[1]

            Ainda assim é irregular em muitas partes e não espere nenhum brilhantismo do roteiro, possuindo ao menos um furo indesculpável.

            O personagem é uma figura e Cohen mais uma vez se sai bem. Ainda no elenco há um Ben Kingsley discreto como seu tio e vilão e uma Anna Farris cada vez mais esquisita. Sem contar as participações especiais de nomes como John C.Reilly, Megan Fox e Edward Norton.

            O Ditador não é o filme mais brilhante do comediante Sacha Baron Cohem, mas mesmo com algumas irregularidades é divertido e possui inteligência ao cutucar os assuntos mais espinhosos da sociedade americana. Vale uma espiada.

            Cotação: 3/5

            Ficha técnica: O Ditador (The Dictator, USA, 2012). Comédia. Direção: Larry Charles. Elenco: Sacha Baron Cohen,Anna Ferris, Ben Kingsley, John C.Reilly. Duração: 84 min.



[1]  A do diálogo de duplo sentido no helicóptero e a da masturbação.