sábado, 24 de agosto de 2013

...CINEMA. Opiniões #85 - Sem dor, sem ganho

...CINEMA

Opiniões #85 – Sem dor, Sem ganho (Pain e Gain, USA, 2013)

Por Marlon Fonseca
 
            Acostumado a fazer produções caríssimas e repletas de explosões – e ser duramente criticado por isso – o diretor Michael Bay viu na história verídica de um grupo de “marombeiros” que se voltaram para o cirme. a chance de fazer um filme “menor” e em tom assumidamente cômico.

            Em Sem dor, sem ganho, título em alusão a uma frase bastante conhecida no meio das academias, acompanhamos essa história onde três fisiculturistas arquitetam e executam um plano de extorsão que sai completamente errado.

            Puxando muito mais para a comédia do que para a ação, o filme peca por idiotizar demais os personagens tornando-os meras caricaturas. Mesmo que consiga fazer graça em alguns poucos momentos, trata-se de um filme muito bobo.

            Os melhores momentos são os inspirados no universo das academias que estourou na década de 90 (época onde se passa a trama), principalmente os pensamentos em off do personagem de Mark Whalberg.

Anthonie Mackie tem o personagem mais simpático e que também rende algumas boas situações. Ver “The rock” atrapalhado como nunca também vale. Mas no fundo nenhum personagem consegue passar qualquer noção de carisma.
Criminosos e atrapalkhados

            Bay tentou aqui trazer uma fábula distorcida sobre realizações e a busca do “sonho americano”. Por falar nisso sua conhecida patriotada sai mais do tom do que de costume com frases grosseiras definindo uma ou outra atitude como sendo ou não “americana”.

            Dotado de uma inegável habilidade técnica, o diretor as utiliza no filme alguns joguetes de Câmera apenas para exercício de estilo empregando-os em momentos desnecessários.

            Assim como a busca por realizações de seus protagonistas, Bay não alcança grandes sucessos com Sem dor, sem ganho. Em alguns momentos até parece ter alcançado mas o resultado não é satisfatório.
                       

Cotação: 5


Ficha Técnica: Sem dor, Sem ganho (Pain e Gain, USA, 2013). Comédia. Policial. Direção: Michael Bay. Elenco: Mark Whalberg, Dwayne “The Rock” Johnson, Anthony Mackie, Tony shaloub, Ed Harris. Duração 129 min.