sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Opiniões #09 - Motoqueiro Fantasma: Espírito da Vingança


...CINEMA
Opiniões #09 – Motoqueiro Fantasma: Espírito da Vingança (USA, 2012)
Por Marlon Fonseca




            A união do cada vez mais excêntrico (e talentoso) ator Nicolas Cage com os amalucados diretores de Adrenalina 1 e 2 e Gamer Mark Neveldine e Brain Taylor para dar seqüência ás aventuras cinematográficos do obscuro herói da Marvel estava sendo aguardada com ansiedade pelos fãs, principalmente pelos que reclamaram do tom do primeiro filme.

         

                 Lançada em 2007, a primeira adaptação das histórias do herói, obteve um razoável resultado mas pecou no tom mais aventuresco do que obscuro carecendo de uma ambientação mais sombria, essência do anti-herói demoníaco.

                A convocação da dupla de diretores para a continuação deu certa esperança quanto á mudança de tom e na qualidade das seqüências de ação. Esperava-se, também, tratamento mais violento e sombrio.

            O Resultado, porém, é decepcionante. Na trama Johnny Blaze encontra-se refugiado na Europa, porém a sua luta contra seus “demônios interiores” é interrompida quando uma seita secreta o recruta para tentar impedir que o jovem Danny[1] torne-se o anticristo.

            Esse fiapo de história veio acompanhado de um roteiro aborrecido e desinteressante em quase sua totalidade esbarrando na falta de identidade do longa que ora quer ser sombrio ora quer ser pop. Já na abertura do filme se observa isso, pois somos reapresentados a Johnny numa introspecção interessante sobre sua maldição para logo depois surgir uma seqüência em animação com diálogos “espertos”.

           A superficialidade de como tudo é tratada também contribui para o aspecto negativo do filme. Extremamente lamentável a forma que é contada a história do “Espírito da Vingança” do título.

            Entretanto, nem tudo é desperdício. As cenas de ação são muito bem feitas e os efeitos especiais estão altamente competentes. O Motoqueiro desta vez apresenta-se como uma figura muito mais assustadora do que no primeiro filme tanto pela excelência dos efeitos que compõem o seu rosto como o seu figurino chamuscado.

            Para os entusiastas da tecnologia 3D fica a má notícia de que esta foi muito pouco utilizada, sendo raros os momentos em que percebe-se sua utilização. O que não deixa de ser lamentável, pois se bem utilizada contribuiria para um possível aumento de qualidade do filme.

            Quem já está acostumado com o estilo dos diretores o reconhecerá facilmente em momentos do filme mesmo ainda que aqui eles tenham tentado dar uma atenuada. Mas as seqüências com câmera em ritmo acelerado e a já divulgada cena da “urinada infernal” fazem jus a eles.

            Nicolas Cage, ator de inegável talento, mas que vem alternado boas e más atuações e escolhas na sua carreira entrega um trabalho correto, ainda que atrapalhado também pela inconstância no tom do filme.

O filme, portanto, apresenta-se como um filme de ação genérico que pode divertir alguns espectadores menos exigentes, mas que não entrega ainda o tom certo que o personagem merece.

Cotação: 

Ficha técnica: Motoqueiro Fantasma: Espírito da Vingança (Ghost Rider: Spirit of Vengeance, USA, 2012). Ação. Direção: Mark Neveldine e Brain Taylor. Elenco: Nicolas Cage, Idris Elba, Ciarán Hinds. Duração: 95 min.




Curiosiddade:

            Deixo-lhes com uma curiosidade interessante. Cage durante as filmagens utilizou-se de um método compatível com o seu jeito excêntrico. Nas cenas em que atuou como Motoqueiro ele estava pintado como uma máscara vodu[2] para dar mais “veracidade” ás cenas e de quebra assustar os membros da produção.



(fonte desta curiosidade: www.omelete.com.br)


[1] Possível referência á Denny Ketch que sucedeu por um tempo Johnny Blaze no papel de Motoqueiro Fantasma  nos quadrinhos.
[2] Os efeitos do rosto do personagem são inseridos na pós-produção.

Games. Opiniões #01 - UFC Undisputed 3

...GAMES
Opiniões #01 – UFC Undisputed 3.
Por Marlon Fonseca
(PSN: MARLON_VASCO;/XBOX LIVE: MARLON VASCAINO)






            
A série Fight Night Round da produtora EA reinventou o modo de como um jogo de boxe deve ser. Realista, brutal, com um sistema de danos e fadiga dos lutadores extremamente competente e um modo carreira bem completo. Em 2009 a THQ utilizou tais parâmetros e os aplicou no mundo do UFC criando a série UFC Undisputed.

            

            Com a popularidade do esporte crescendo ano a ano a produtora vem apresentando em cada versão novidades e aprimoramentos á série. Quanto á isso, aliás, deve se destacar que a THQ evitou o expediente de lançar uma versão ano a ano como na maioria dos games de esportes e sim com espaço de tempo mais alargados como se vê em séries como Top Spin e na própria Fight Night Round.

            Esse tempo de desenvolvimento maior ajudou a fazer o game UFC Undisputed 3 ser o mais completo e polido já feito para o esporte. Mesmo mantendo o espírito e a base dos seus sucessores o jogo apresenta novidades e polimentos e novas opções que vão além de uma simples atualização anual.

            A primeira adição que deve ser destacada e muito bem recepcionada pelos fãs de longa data foi a inclusão do Pride Grand Prix. O antecessor do UFC, com eventos realizados no Japão, possuía regras ainda mais brutais (como a possibilidade de chutar o rosto do adversário caído) e foi a pedra fundamental para o evento que é hoje. Essa novidade está inclusa em todos os modos de jogo, inclusive no modo carreira.

Chute no rosto de um adversário caído era permitido no pride








            









            Quanto aos modos de jogo, os vistos nos games anteriores retornam com adições interessantes além de outros que debutam nessa versão.

O modo Carreira veio mais completo e detalhado. Dessa vez além de fazê-lo com um lutador criado (no mais ainda detalhado modo de criação) agora o jogador poderá utilizar os lutadores “de verdade” do evento. Para o aprimoramento das habilidades de seu lutador, nos intervalos entre uma luta e outra se deve escolher e jogar alguns “mini-games” como o de “virar pneus”, luta com sparrings, etc como já visto na série Fight Night e em jogos de Tênis como Virtua Tennnis e Top Spin (Tais intervalos nos jogos anteriores variavam de oito a 12 semanas e nesse jogo foi substituído por uma ou duas “Ações”). Novos golpes serão aprendidos ao visitar e treinar nas escolas mais consagradas do esporte.



Novidade também é a presença de vídeos introdutórios em cada nova etapa da sua carreira com lutadores consagrados e conhecidos falando sobre o tema em questão como “a primeira luta”, “primeira vitória”, “primeira derrota”, etc. Além de bacana serve como uma verdadeira aula sobre a história do esporte.



Ainda no modo carreira a customização do lutador expandiu-se trazendo novas opções. A Customização de roupas está mais detalhada com mais variedades e opções de colocação de patrocínio. A edição de tatuagens também está aprimorada podendo o jogador, inclusive, criar a sua própria. Ainda houve a inclusão de criação de banners para o seu lutador utilizando todas as ferramentas do modo de criação de tatuagens dando a liberdade para fazê-lo como quiser. Músicas e poses para a entrada no ringue também estão disponíveis.



Coisas que só o Videogame pode proporcionar...
                                            
Além do aperfeiçoamento do modo carreira e a inclusão do Pride uma novidade que merece ser destacada é o novo modo denominado de Ultimate Fights. Nele, os jogadores poderão reviver os embates mais emocionantes da história, podendo, inclusive, mudar o seu resultado. As lutas sempre começam com um vídeo relembrado a luta em questão.



            Outra inclusão foi a ferramenta de criação e edição de vídeos de suas lutas.Com ela o jogador poderá rever e editar os momentos de suas lutas mais marcantes, bem como publicar online e visualizar as criações de outros jogadores.  


Os modos de jogo já conhecidos dos games anteriores como o “Título”, “defesa de título” e evento retornam bastante similares. Salientando que em todos os modos e opções de jogos há um vídeo introdutório explicando os mecanismos do jogo. Para quem não domina o inglês uma novidade: menus e vídeos estão todos devidamente legendados com o Português do Brasil.
.
            A jogabilidade continua fluída e eficaz e apresenta ainda um novo sistema de submissão. Se antigamente a mesma era feita rodando o analógico direito agora aparece uma espécie de “mini-games” onde o símbolo do adversário não pode se sobrepor ao outro. Ficou mais interessante e simples. Ainda neste quesito as transições agora possuem a opção de serem simplificadas facilitando a vida dos novatos. A Inteligência Artificial dos adversários, porém, está um pouco mais elevada tornando as lutas mais emocionantes e imprevisíveis.




Os gráficos continuam evoluindo de versão em versão com os modelos dos lutadores e árbitros muito bem feitos e definidos, mantendo-se e reconhecendo-se facilmente as suas características físicas e de estilo. Curiosa e infelizmente, o icônico Bruce Buffer e as belas Ring Girls não mantêm esse padrão. O sistema de danos e fadiga continua excelente, ficando entretanto, a ausência do suor na pele e cabelo nos lutadores, algo feito com muita qualidade na série Fight Niight Round e no rival EA Sports MMA.


            A imersão e a sensação de estar assistindo a um verdadeiro evento de UFC se mantêm e continuam como um dos pontos altos da série.



            Por fim, o modo online do jogo apresenta-se mais robusto e completo, adicionando a possibilidade de envio e de assistir vídeos dos lutadores, bem como a possibilidade de união em uma academia, aumentando ainda mais a diversão, integração e competitividade saudável entre os jogadores.

            UFC Undisputed 3, portanto, apresenta-se como um belo e caprichado trabalho da THQ que aproveitando a cada vez mais crescente popularidade do esporte entrega o jogo mais completo do mesmo até o momento.

            Are you ready?
            Are you ready?


Cotação: 


Ficha Técinica: UFC Undisputed 3.  Consoles: Playstation 3 e XBOX 360. Gênero: Luta. Esportes. Produtora: THQ Lançamento: 15 de Fevereiro de 2012.



           
Leitura complementar:

Para os iniciados e para os que desejam conhecer mais sobre o esporte e sua história sugiro as seguintes leituras:

 
Revista Placar Especial: Encontra-se ainda nas bancas esse guia bastante bem feito sobre o esporte.

UFC Encyclopedia: Para quem tem facilidade com o inglês e para os fãs uma obra obrigatória.