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Opiniões #10- Silent Hill: Downpour
Por Marlon Fonseca
Com
Resident Evil se deslocando cada vez mais para o campo da ação, Silent Hill
lidera o posto de franquia de terror mais popular nos games. Focado na ambientação e no terror psicológico e contendo
puzzles e momentos macabros e uma trilha sonora premiada, a série conquistou
fãs em todo o mundo. Nos últimos jogos, porém, houve uma perda da identidade e qualidade
em comparação aos mais antigos.
Silent Hill Downpour tenta resgatar os
elementos que consagraram a série. Consegue em parte. Na trama, o
jogador controla Murphy Pendleton um presidiário que na ocasião de sua
transferência para uma penitenciária, sofre um acidente de ônibus. Esse caminho
o levará á cidade atormentada de Silent Hill.
A
ambientação é muito boa. Além da neblina característica da série houve a adição
de uma tempestade forte com direito á trovoada. A trilha sonora se não repete a
excelência dos jogos mais populares da série é pelo menos competente e compõe
bem o clima. Risadas ao fundo, portas batendo e objetos caindo complementam a atmosfera. Percebe-se realmente um retorno aos primeiros jogos neste sentido. Não
chega a ir tão fundo no terror como nos primeiros games da série, mas possui
inegáveis bons momentos.
Os
gráficos estão muito bons e sem dúvidas é o jogo mais bonito de toda a
franquia. Efeitos de iluminação muito bem aplicados e CG´s competentes
contribuem para o clima.
A
novidade do jogo para a série são as sidequests
que, assim como em jogos de RPG e de “mundo aberto” são missões á parte da
história principal que podem ser feitas ou não dependendo da vontade do
jogador. A maioria é interessante e umas chegam a ser bem macabras. O sistema
de escolhas está de volta[1] e
estas influenciam diretamente o final do jogo, que são vários (outra tradição
da série).
A
jogabilidade continua a mesma: o jogador deverá percorrer a cidade e resolver puzzles na tentativa de fugir de lá e
entender o que anda acontecendo. Há ainda momentos em que se tem que enfrentar
algumas criaturas ou fugir delas. Esses momentos não são muitos, revelando-se mais
uma tentativa de retorno aos elementos antigos da série. A história, apesar de
mais simples do que em outras visitas á cidade, é boa e prende a atenção até o
fim.
Mas
o combate é falho demais e prejudica muito o jogador. O pior problema do game,
porém, reside nos aspectos técnicos. Constantes e irritantes slowdowns (queda na velocidade do jogo)
irritam e atrapalham demais, chegando a quase travá-lo em várias ocasiões.
Somando ao aspecto “lavado” dos (bons) gráficos mostra que não houve um cuidado no
acabamento do game.
Silent Hill Downpour pode não ser o
melhor game da franquia, mas não a deturpa e prejudica. Com bons momentos de
terror, história com desenvolvimento satisfatório e bom visual vai conseguir
prender o jogador até o final. Seus maiores problemas residem no combate falho
e em problemas técnicos imperdoáveis, mas vale á pena ser conferido.
Cotação: (3/5)
Ficha
técnica: Silent Hill Downpour (PS3, XBOX 360). Terror/suspense. Produtora:
Konami. Estúdio: Vatra. Data de Lançamento: 13 de Março de 2012. Versão
Testada: PS3