terça-feira, 1 de maio de 2012

...GAMES. Silent Hill Downpour


...GAMES
Opiniões #10- Silent Hill: Downpour
Por Marlon Fonseca




            Com Resident Evil se deslocando cada vez mais para o campo da ação, Silent Hill lidera o posto de franquia de terror mais popular nos games. Focado na ambientação e no terror psicológico e contendo puzzles e momentos macabros e uma trilha sonora premiada, a série conquistou fãs em todo o mundo. Nos últimos jogos, porém, houve uma perda da identidade e qualidade em comparação aos mais antigos.

            Silent Hill Downpour tenta resgatar os elementos que consagraram a série. Consegue em parte. Na trama, o jogador controla Murphy Pendleton um presidiário que na ocasião de sua transferência para uma penitenciária, sofre um acidente de ônibus. Esse caminho o levará á cidade atormentada de Silent Hill.


            A ambientação é muito boa. Além da neblina característica da série houve a adição de uma tempestade forte com direito á trovoada. A trilha sonora se não repete a excelência dos jogos mais populares da série é pelo menos competente e compõe bem o clima. Risadas ao fundo, portas batendo e objetos caindo complementam a atmosfera. Percebe-se realmente um retorno aos primeiros jogos neste sentido. Não chega a ir tão fundo no terror como nos primeiros games da série, mas possui inegáveis bons momentos.




            Os gráficos estão muito bons e sem dúvidas é o jogo mais bonito de toda a franquia. Efeitos de iluminação muito bem aplicados e CG´s competentes contribuem para o clima.

            A novidade do jogo para a série são as sidequests que, assim como em jogos de RPG e de “mundo aberto” são missões á parte da história principal que podem ser feitas ou não dependendo da vontade do jogador. A maioria é interessante e umas chegam a ser bem macabras. O sistema de escolhas está de volta[1] e estas influenciam diretamente o final do jogo, que são vários (outra tradição da série).

            A jogabilidade continua a mesma: o jogador deverá percorrer a cidade e resolver puzzles na tentativa de fugir de lá e entender o que anda acontecendo. Há ainda momentos em que se tem que enfrentar algumas criaturas ou fugir delas. Esses momentos não são muitos, revelando-se mais uma tentativa de retorno aos elementos antigos da série. A história, apesar de mais simples do que em outras visitas á cidade, é boa e prende a atenção até o fim.

            Mas o combate é falho demais e prejudica muito o jogador. O pior problema do game, porém, reside nos aspectos técnicos. Constantes e irritantes slowdowns (queda na velocidade do jogo) irritam e atrapalham demais, chegando a quase travá-lo em várias ocasiões. Somando ao aspecto “lavado” dos (bons) gráficos mostra que não houve um cuidado no acabamento do game.

            Silent Hill Downpour pode não ser o melhor game da franquia, mas não a deturpa e prejudica. Com bons momentos de terror, história com desenvolvimento satisfatório e bom visual vai conseguir prender o jogador até o final. Seus maiores problemas residem no combate falho e em problemas técnicos imperdoáveis, mas vale á pena ser conferido.

            Cotação:   (3/5)

            Ficha técnica: Silent Hill Downpour (PS3, XBOX 360). Terror/suspense. Produtora: Konami. Estúdio: Vatra. Data de Lançamento: 13 de Março de 2012. Versão Testada: PS3


[1] São três ao longo do jogo.