sábado, 26 de maio de 2012

...CINEMA. Opiniões #30 - Homens de Preto 3


...CINEMA
Opiniões #30 – Homens de Preto 3 (MIB3 – Men in Black 3, USA, 2012)
Por Marlon Fonseca




            Iniciada em 1997, a franquia Homens de Preto retorna com seu terceiro filme tentando comprovar que ainda possui relevância ante a um mercado de blockbusters superaquecido.

            Passados dez anos após o irregular segundo filme, a trama mostra o agente J tendo que voltar ao passado, no ano de 1969, para evitar que um alienígena fugitivo mate o jovem agente K e o mundo seja dominado.

            A mistura de comédia, ação e ficção científica da série permanece intacta e equilibrada neste terceiro episodio, resultando em um filme bastante e de ótima fluidez. Um dos aspectos mais importantes da série, a curiosa dupla central formada pelo ultra carismático e brincalhão Will Smith e pelo sério e sisudo Tomy Lee Jones continua funcionando à perfeição e ainda contamos, dessa vez, com um acréscimo emocional no relacionamento entre eles muito bem trabalhado.

            Histórias com viagem ao tempo podem ser confusas e perigosas para um roteiro, pois se não bem cuidados pode resultar em algo cheio de “furos” de lógica, mas o roteirista do longa, Ethan Cohen, preferiu simplificar tudo para evitar este tipo de armadilha.Assim, a história flui bem e rapidamente.

            Além do elemento emocional á dupla central outra adição importante à série foi a entrada de Josh Brolin como o jovem agente K. Impressionante a caracterização que ele faz de um Tommy Lee Jones mais jovem, pois ele consegue aparenta-lo sem imita-lo, trazendo novos elementos à sua personalidade. A maquiagem também é impecável no sentido de transformá-lo fisicamente mais parecido com o veterano ator (que em razão da trama do filme pouco aparece dessa vez). Outra adição de pedigree é Emma Thompson como a nova chefe da Agênca, a agente O (Alice Eve interpreta a sua versão mais jovem mas aparece muito pouco no filme).

            Os efeitos especiais estão ótimos como sempre e o 3D, convertido, quando é perceptível apresenta-se de forma competente principalmente na seqüência vertiginosa do “pulo do tempo”.

            Um dos aspectos mais fracos da franquia reside em seus vilões. Todos são muito inexpressivos e sem muita presença. E não foi dessa vez. Boris, o animal, interpretado por Jemaine Clement é o melhor vilão da franquia até agora, mas ainda não foi dessa vez que a série apresentou um vilão marcante.

            Assim, Homens de Preto 3 é um filme muito bem feito, divertido e até emocionante. Dá um passo  adiante na relação de sua dupla central e mostra que a franquia tem fôlego para um quarto filme, desde que não demorem tanto tempo para fazê-lo.
            

Cotação:   (4/5)


Ficha Técnica: Homens de Preto 3 (MIB3 – Men in Black 3, USA, 2012). Ação, comédia e ficção científica. Direção: Barry Sonnefield. Elenco: Will smith, tommy Lee Jones, Josh Brolin, Jemaine Clement, Emma Thompson e Alice Eve. Duração: 106 min.