domingo, 29 de julho de 2012

...CINEMA. Opiniões # 44 - O Que Esperar Quando Você Está Esperando


...CINEMA
Opiniões # 44 – O Que Esperar Quando Você Está Esperando (What To Expect When You´re Expecting, USA, 2012).
Por Marlon Fonseca


            Maternidade. Momento mágico, milagroso e sagrado da mulher. Paternidade. É quando o homem produz seu legado e ganha um companheiro (a) para toda a vida. O que Esperar quando você está esperando desmistifica essa afirmativa de forma divertida e um pouco dramática para ao final corrobora-la.

            Inspirado pelo best seller de Heidi Murkoff, e com um elenco estrelado, o filme apresenta quatro histórias abordando a gravidez.  Autora sobre assuntos relacionados à gravidez (Elizabeth Banks, ótima e grande destaque do filme) finalmente consegue engravidar, mas vai à loucura. Enquanto isso seu marido(Bem Falcone), tem que lidar com a relação mal resolvida com seu competitivo e milionário pai (Dennis Quaid) que também está para ter gêmeos. Apresentadora de um programa de fitness (Cameron Diaz, mais musculosa e contida do que o normal) engravida de um companheiro de profissão (Matthew Morrison) e vive se desentendendo com o mesmo acerca dos assuntos sobre o futuro filho. Jovem (Anna Kendricks) acaba engravidando de uma antiga paquera de infância (Chance Crawford) após um único encontro e precisa se adaptar a esta situação. Por fim, casal (Jennifer Lopez e Rodrigo Santoro, cada vez mais à vontade em Hollywood) decide participar de um programa de adoção de crianças da África ainda que o marido tenha suas dúvidas sobre a paternidade.

            Por se tratar de um longa que apresenta histórias variadas, ocorre o comum fato da irregularidade entre elas. Seja na qualidade. Seja no tratamento. A história da personagem de Elizabeth Banks é de longe a mais divertida e bem realizada. Como ‘bônus” ainda há a presença engraçadíssima de Rebel Wilson (uma espécie de Jonah Hill feminina) como sua assistente. A contraposição entre seu desespero e a tranqüilidade da esposa de seu sogro (Brooklyn Decker) também rende bons momentos. Já a trama encabeçada por Anne Kendricks é a mais dramática e sensível e também recebe um tratamento competente ainda que seja a que menos tenha tempo de tela.

            Por outro lado, a parte destinada ao drama do casal postulante à adoção, padece da falta de empatia de ambos (principalmente de Lopez) e só se salva pelas cenas divertidíssimas nas quais Santoro acompanha um grupo de pais (encabeçado por um Chris Rock surpreendentemente sem nenhum exagero) experientes no “batente” da paternidade. A história liderada por Cameron Diaz é extremamente sem graça e razão de existir ainda que esta se apresente muito bem.

            Mesmo oscilando entre drama e comédia e entre boas histórias e outras não tanto inspiradas, o filme diverte e com certeza na platéia mães e pais experientes vão se identificar em algum momento.  Destaque também para caprichada edição que abusa de algumas trucagens interessantes entre algumas trocas de cenas.

            Sem nenhuma conotação sexista, deve se destacar, também, o curioso fato de que em um filme que é baseado em um romance escrito por uma mulher e roteirizado por roteiristas mulheres, apresenta as protagonistas como dominadoras e/ou neuróticas.

            O Que Esperar Quando Você Está Esperando, ainda que padecendo de certa irregularidade, é um filme agradável ao abordar de forma divertida e dramática o caminho da gravidez, maternidade e paternidade.

           
            Cotação: (3/5)

            Ficha técnica: O Que Esperar Quando Você Está Esperando (What To Expect When You´re Expecting, USA, 2012). Drama. Comédia. Romance. Direção: Kirk Jones. Elenco: Jennifer Lopez, Cameron Diaz, Elizabeth Banks, Anna Kendricks, Rodrigo Santoro, Chris Rock, Dennis Quaid. Duração: 110 min.