quarta-feira, 28 de março de 2012

...SÉRIES. Opiniões #04 - O começo do fim de Two and a Half Men


...SÉRIES
Opiniões #04 – O começo do fim de Two and a Half Man
Por Marlon Fonseca





            Tudo ia muito bem com a série Two and a Half Man. Ao longo de suas oito primeiras temporadas ela se estabelecia como uma das líderes de audiência na TV americana (em matéria de sitcon só encontrava rival á altura em The Big Bang Theory do seu mesmo criador Chuck Lorre). Seu elenco principal recebia salários astronômicos por cada episódio produzido.

            Foi de se estranhar, portanto, a atitude irresponsável de seu co-protagonista Charlie Sheen ao bater de frente com os produtores ao ponto de ser retirado da série. Sheen, que ganhava fortunas para interpretar a si próprio, o icônico Charlie Harper, não somente se prejudicou, mas como a todos os demais colegas de elenco e o seriado que defendeu por quase uma década.

            Em uma atitude puramente mercantilista optou-se por continuar com a série com a entrada de um novo personagem no lugar de Charlie. Daí, escolhas mais equivocadas do que a própria atitude de Sheen contribuíram para o declínio do tão querido seriado.

            Primeiramente, a trama em torno da substituição foi pífia. Nela, um jovem bilionário da internet, após ter seu casamento rompido, adquire a casa do agora falecido Charlie e por pena e recém descoberta amizade decide permanecer com Allan como hóspede. Sim. Essa foi a idéia dos produtores.

            Aliás, parece que no decorrer da temporada, os realizadores perceberam a idiotice da idéia e passaram a fazer piadas sobre ela. Perdeu-se completamente o “núcleo familiar” que a trama possuía. Perdeu-se a identidade da série. Ademais tal fiapo de trama não conseguiu se manter nem por uma temporada inteira.

            Para piorar tudo, a escolha do intérprete do tal milionário Walden Schimidt foi mais um erro. Ashton Kutcher, que, por incrível que pareça, tem certa credibilidade e público, fora o escolhido. Seu personagem é extremamente irritante, imaturo e sem graça alguma. 

            É uma pena ver o talentoso elenco de apoio encabeçado por Jon Cryer que vive Allan (esse sim um excelente comediante) se virar como pode com o pouco que tem em mãos.

            Resultado? A série entrou em uma queda artística e de audiência difícil de reverter. A temporada atual (a 9ª) já está em seu final e ainda não se sabe se teremos outra e se Kutcher volta ou não.

            O fim de Two And a Half Man se aproxima a passos largos. Triste final para um seriado que de absurdamente divertido com seu humor ácido e despudorado passou a algo bobo e sem graça como a sua nova trama e intérprete.