sábado, 17 de março de 2012

Opiniões #17- Protegendo o Inimigo


...CINEMA
Opiniões #17 – Protegendo o inimigo (Safe House, USA, 2012).
Por Marlon Fonseca





            Filme que vem fazendo relativo sucesso de bilheteria nos EUA principalmente por prometer trazer Denzel Wahington como um vilão que não fazia desde Dia de Treinamento, Protegendo o inimigo finalmente chegou ao Brasil nesta sexta-feira.

            Na trama Ryan Reynolds é um agente da CIA encarregado de proteger uma espécie de “base”, abrigo[1], localizada na Cidade do Cabo, a. Frustrado com esta posição, ele vê seu trabalho e vida complicar-se quando ele tem que receber um ex-agente tido como traidor.

            Pelo trailer e sinopse o filme era vendido como um thriller de ação focado em seus personagens, onde o personagem de Reynolds seria mental e fisicamente testado por seu oponente Washington. O resultado, porém, fica aquém do prometido.

            Ancorado nos seus atores, neste aspecto o filme se sai muito bem. Ryan Reynolds mais conhecido por comédias românticas e que vinha muito criticado pela sua atuação no papel do Lanterna Verde, já havia, porém, demonstrado talento em papéis mais “sérios” como em Horror em Amytville e Enterrado Vivo. Em Protegendo o Inimigo ele consegue ir além e entrega provavelmente uma das melhores atuações de sua carreira. Não era para menos, afinal de contas ele tinha a árdua missão de contracenar com Denzel Washigton. Um dos grandes atores do cinema atual, e que possui grande credibilidade pois sempre entrega bons trabalhos, Washington, aqui, está na melhor atuação sua desde O Gângster de 2007. Ele está mortal e brilhantemente manipulador como seu personagem exige.

            O Roteiro, porém não consegue explorar de forma satisfatória o trabalho de seus intérpretes. O embate psicológico entre os protagonistas, que prometia ser o forte do filme, é pouco explorado e superficialmente executado.

            As cenas de ação, também, embora extremamente bem feitas e coreografadas, são realizadas com a câmera irritantemente “tremida” e padecem de uma péssima edição e montagem tornando-as um pouco confusas prejudicando, também, esta parte do filme.

            Protegendo o Inimigo, assim, é um Thriller de ação e suspense realizado com certa competência, mas que acaba por sabotar-se ao utilizar de forma superficial a “entrega” da sua dupla principal de atores e por não ir fundo no aspecto psicológico de seus personagens conforme prometido. É um bom filme, porém, em razão de algumas falhas, não alcançou a excelência esperada.


Cotação: 

Ficha Técnica: Protegendo o Inimigo (Safe House, USA,  2012). Thriller de ação e suspense. Direção: Daniel Espinosa. Elenco: Ryan Reynolds, Denzel Washington, Vera Farmiga, Brendan Gleeson e Robert Patrick. Duração: 115 min.



[1] A tal “Safe House” do título original.