sábado, 6 de abril de 2013

...CINEMA. Opiniões #60 - Mama


...CINEMA

Opiniões # 60 – Mama (USA, Canda, Espanha,  2013)

Por Marlon Fonseca


           O diretor e produtor Guillermo Del Toro é fascinado pelo sobrenatural. Quando se deparou com o curta metragem Mamá[1], dirigido por seu conterrâneo Andres Muschietti, viu potencial em transformá-lo em um longa metragem.


         O filme conta a história de um tio (Nikolaj Coster-Waldau, o regicida Jaime Lannister do seriado Game of Thrones) e sua namorada (Jessica Chastain) que, após 5 anos de busca, encontram as sobrinhas desaparecidas. Com sua custódia, tentam cria-las e readaptá-las ao mundo, mas tem algo sinistro à espreita.

            Dirigido pelo mesmo Andrés Muschietti, o filme entrega uma atmosfera tensa e momentos genuínos de suspense sustos. De certa forma, tanto a sua história como alguns de seus elementos, com o a fotografia escura, o visual do fantasma, por exemplo, remetem aos bons filmes asiáticos de terror feitos no fim da década de 90 e começo dos anos 2000 e, principalmente, a refilmagem americana de um deles, o excelente O Chamado.

Família atormentada

            Além de filmar os corredores de forma claustrofóbica[2] o diretor ainda entrega uma cena inspiradíssima onde no mesmo plano vemos dois acontecimentos ao mesmo tempo.

            Mesmo que muito velada, esse ótimo conto de terror, também traz a jornada de amadurecimento de sua protagonista. E Jessica Chastain, trazendo mais uma personagem diferenciada em sua carreira, se sai muitíssimo bem em seu primeiro filme de terror. As meninas, Megan Carpenter e Isabelle Nelisse, se saem muito bem ante a importância que tem na trama, principalmente esta última ante as peculiaridades de sua personagem.

            Seguindo com o ritmo cadenciado de suspense e investigação, o filme é acometido em seus 30 minutos finais de uma carga maior de tensão, sustos e correria e um final muito longe do convencional. Muita gente vai até reclamar que essa parte do filme tem um tom contrastante com o resto do filme, mas assisti-la em uma sessão lotada com o público aos berros mostra a sua eficácia[3].

Os minutos finais são de pura tensão e sustos

            Em um gênero que anda, infelizmente, combalido, Mama traz um frescor e apresenta muita qualidade, inclusive técnica. Bem realizado, envolvente, com certeza agradará (ou aterrorizará) aos fãs e não fãs do terror.

                    Cotação: 9,0.

            Ficha Técnica: Mama (USA, Canda, Espanha,  2013). Terror. Direção: Andrés Muschietti. Elenco: Jessica Chastain, Nikolaj Coster-Waldau, Megan Carpenter e Isabelle Nelisse. Duração: 100 min.
           


________________________________________________________________________           
                Curiosidade:
                A “Mama” do filme é interpretada por um ator. Javier Botet, que, pelo seu currículo[4], é especialista em personagens bizarros. Já a voz de Mama é de Jane Moftat que no filme ainda faz Jean, uma tia das crianças que rivaliza pela guarda delas.



[1] VocÊ pode conferi-lo na íntegra aqui: http://www.youtube.com/watch?v=1Knnz2vzXpQ
[2] Fato este colocado na introdução de Del toro ao mostrar o curta (como viram acima)
[3] Isso aconteceu na minha sessão e adorei.