sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Dicas da Semana - 27/01/2012


Dicas da Semana #2 – 27/01/2012
Por Marlon Fonseca

Cinema:

Com as indicações ao Oscar 2011 já definidas, começam a cegar ao Brasil a maioria dos principais filmes que o disputam.
            Nessa semana temos dois destaques:




 Millenium: Os Homens que não amavam as mulheres: Primeiro filme da trilogia concebida por Stieg Larsson a trama mostra o jornalista Mikael Blonkvist e a Hacker Lisbeth Salander juntando forças para investigar um misterioso desaparecimento no seio familiar de importante e obscura família Suécia . Paralelamente ambos tem que cuidar de seus próprios “fantasmas”.
Principais indicações ao Oscar: Atriz (Rooney Mara) e Fotografia.
Obs: Amanhã será publicado o “Opiniões” sobre o filme – não percam!







   Os Descendentes: Um dos grandes favoritos ao Oscar o filme, a comédia dramática mostra George Clooney como um rico proprietário de terras do Havaí que precisa restabelecer sua ligação com as duas filhas depois que a sua esposa sofre um acidente de barco.
Principais Indicações: Filme, Diretor (Alexander Payne), Ator (George Clooney) e roteiro adaptado.







DVD/Blu-ray:

          


  Já nas locadoras, a sugestão fica por conta da versão Sueca de Os Homens que não Amavam as Mulheres.  Além do filme ser muito bom, serve também como uma espécie de exercício a comparação entre este e o remake americano. (Na Suécia a trilogia toda já foi lançada mas no Brasil as continuações “A Menina que brincava com fogo” e a “A Rainha do Castelo do Ar” infelizmente ainda não chegaram.)





            Aproveitando a deixa sobre o cinema Sueco, fica a recomendação do filme sobre vampiros mais “realista” desde Entrevista com Vampiro: Deixe Ela Entrar. Neste excelente e sombrio filme presenciamos a relação de um tímido garoto de 12 anos e a sua vizinha, digamos, suspeita. Caso não consigam acha-lo em sua locadora de preferência e/ou queiram enriquecer a experiência, assistam á (também muito boa) refilmagem americana Deixe-me Entrar.
 

Bom divertimento a todos!!!

BEM-VINDOS!!!!!!


BEM-VINDOS!!!


           
Caros amigos, esse espaço foi criado para juntos compartilharmos a paixão pelo cinema debatendo assuntos como curiosidades, opiniões, sobre filmes, tecnologia, ligados á “sétima arte”.
A participação de todos não somente é bem-vinda como também necessária e importante para esse espaço. Comentem, opinem, sugestionem, enfim, colaborem para o engrandecimento contínuo desse espaço.

            O “Falando de...” é composto por várias seções, cada uma com uma peculiaridade e forma a tratar de seus temas conforme veremos abaixo:


No Opiniões constará de forma simples e informativa a impressão acerca de algum filme seja lançamento, algum clássico que mereça atenção ou indicado por algum leitor.
No Cenas de Cinema, periodicamente será compartilhada uma ou algumas cenas de filme com vocês e tecerei comentários simples e sucintos a respeito delas, do filme em questão e/ou de algum tema relacionado à mesma.

Em Matérias Especiais um filme, assunto ou tema específico será debatido de forma mais elaborada.

Na seção de DVD/Blu-ray teremos artigos sobre o assunto bem como periodicamente “opiniões” sobre lançamentos ou edições importantes.

O Curiosidades será dedicado ás curiosidades do mundo do cinema.

Ás sextas-feiras nas dicas da semana constará a indicação de filmes tanto que estejam passando nos cinemas como já lançados em DVD;Blu-ray ou integrantes da programação televisiva.

Explicações sobre termos, funções e outros assuntos relativos ao cinema serão incluídos no Cineclopédia.

Diariamente começaremos o trabalho no blog com a adição de uma frase ou diálogo de filme seja para reflexão ou apenas por diversão. Esse é o frases do dia.

            Em Séries de Tv e Tecnologia constarão matérias sobre os respectivos temas.

            Vez ou outra serão inseridas Enquetes sobre assuntos ligados ao cinema.

            O acesso á essas seções poderão ser feitos de três formas;

a)      Pela página principal do site, sendo as postagens mais recentes á frente e as anteriores sendo acessadas em “postagens mais antigas” abaixo da tela.
b)      Pelos títulos das seções mantidos no canto direito da tela. Cada seção terá um espaço próprio.
c)      Pelo arquivo (separado por data de postagem) localizado abaixo do quadro onde consta ás seções.

.
Obrigado pela presença e apoio de vocês!

VAMOS FALAR DE CINEMA?


Atenciosamente,


Marlon Fonseca

Cineclopédia #1 - Funções dentro de um filme


Cineclopédia # 1 – As funções dentro de um filme.
Por Marlon Fonseca


Sempre sou muito perguntado por amigos sobre a função que cada um exerce dentro de uma obra cinematográfica.
Um filme é composto de vários elementos, roteiro, montagem, som, interpretação e eles devem estar interligados da melhor forma possível.
“Afinal de contas um que um diretor faz, por exemplo?”. Para ajudar na resposta dessa e outras perguntas vamos aprender juntos.



Ator/Atriz: É quem “dá vida” aos personagens através de sua interpretação. A composição da interpretação se dá através de gestos, expressões, movimentos, utilização de voz, etc. Em animações a atuação se dá necessariamente pela voz. Já na técnica de captura de movimentos os gestos e expressões dos personagens também são oriundos da interpretação do ator.

Cenógrafo: É quem projeta e executa a instalação dos cenários.

Compositor: É o responsável por compor e, em alguns, casos orquestrar a trilha sonora do filme.
Temos como exemplo de profissionais da área com temas marcantes John Willians (Tubarão, Star Wars, Indiana Jones, etc), Dany Elfman (colaborador assíduo do diretor Tim Burton), Enio Morricone (Cinema Paradiso, Era uma Vez No Oeste) Hans Zimmer (Pirats do Caribe, Batman – O Cavaleiro das Trevas) e recentemente Michael Giachinno (Up-altas aventuras, Super 8 e da série Lost).


Coreógrafo: A coreografia é um conjunto de elementos que compõem uma cena de dança ou de luta, por exemplo. O Coreógrafo é quem cria, organiza e treina os atores para essas cenas.


Diretor: Função considerada como a principal dentro de um filme, a direção consiste na tarefa de supervisionar e dirigir a execução das filmagens. Sendo assim, e dentre outras funções, o diretor define a orientação artística geral que caracterizará o filme, a forma na qual será tratado o roteiro, direção da interpretação dos atores, organização e seleção dos cenários, direção que seguirá os meios técnicos tais como som, efeitos, iluminação, enquadramento, escolha de equipe técnica e elenco, direção e supervisão de montagem, etc.


Diretor de Arte: É quem cuida e gerencia o design e concepção artística visual da obra. Cabendo a esse profissional orientar todo o trabalho de arte tais como cenografia, maquiagem, figurino.

Diretor de elenco: Responsável pela seleção do elenco desde o principal, chegando aos figurantes. Quem promove audições e teste de elenco para integrarem ao filme.


Diretor de Fotografia: Técnico responsável pelo padrão técnico e artístico da imagem. Iluminação, escolha de equipamentos, sugestões de enquadramentos estão entre as suas funções.


Diretor de Segunda Unidade: É o responsável pelas filmagens secundárias ou complementares ao filme que acontecem ás filmagens paralelas. Podem incorrer nesse tipo de filmagem desde tomadas de externas de locações, paisagens até mesmo das cenas de ação de um filme e das quais o elenco principal não participa.

Diretor e/ou Técnico de Efeitos Especiais: Responsável técnico pela criação e supervisão dos efeitos especiais.


Diretor e/ou Técnico de Som: Responsável técnico pela criação sonora do filme. Cuida do material a ser utilizado, aspectos da dublagem, mixagem de som, sonoplastia, etc.


Dublê: Substituto do ator principalmente em cenas perigosas ou que exige técnicas nas quais o ator não possui. Há também a figura do “dublê de corpo” para a substituição em cenas de sexo, nudez ou em closes desfavoráveis.


Editor (Montador): É quem cuida do processo de corte e montagem do filme consistindo no ato de decisão de qual tomadas das cenas a serem utilizada e em qual seqüência elas se apresentarão no filme. É elemento importante para dar ritmo e coesão á obra cinematográfica. Nessa fase, também, ocorrerá a inserção dos efeitos especiais, trilha sonora e legendas.
            Lembrando que um filme geralmente não é filmado na ordem cronológica do roteiro, devendo, assim, em um “primeiro corte” colocar as cenas na ordem prevista no roteiro e em “segundo corte” proceder com o afinamento da obra.

Figurinista: Responsável por cuidar de roupas, adereços, etc. o profissional deve se ater ás características, dos personagens, aspectos técnicos, local e época do filme para compor, contribuir e integrar o figurino ao propósito do filme.


Maquiador e/ou técnico em maquiagem: É o profissional que cuida da caracterização visual do ator e, por conseguinte, dos personagens aplicando seus conhecimentos técnicos para o resultado desejado ao filme desde os aspectos mais simples como um hematoma passando a aspectos mais completos como até mesmo na confecção de monstros e criaturas.
            Atualmente Rick Baker é o profissional na área e ganhador de sete Oscar´s por alguns de seus trabalhos.


Produtor: É quem trabalha na parte empresarial do filme captando recursos e patrocinadores para a realização do mesmo.
            Além de empresários, diretores e atores que passam a gozar de certa credibilidade e conhecimento na indústria passam a exercer esta função.


Roteirista: O roteirista é quem escreve o roteiro sendo este o “guia” a ser usado nas filmagens: história, diálogos, descrições de personagens e situações estão contidos nele.
            Existem dois tipos de roteiro: O roteiro adaptado e aquele que versa sobre uma história, uma obra já existente (livro, conto, etc.). Já o roteiro original é aquele que apresenta uma história nova, feita exclusivamente para o filme.
Tem se usado de forma cada vez mais comum (e por muita das vezes com resultado pouco satisfatório) o expediente de vários roteiristas trabalhando sobre o mesmo roteiro.



Salientando que tais funções ás vezes são acumuladas pelo diretor que pode também ser o roteirista e/ou produtor do filme, cuidar da montagem e edição e opinar sobre o elenco.
Também fica a observação que se der a 10 diretores e equipes diferentes um único roteiro pode se ter certeza que surgirão 10 filmes diferentes