quinta-feira, 27 de junho de 2013

...CINEMA. Opiniões #73 - O Grande Gatsby

...CINEMA

Opiniões # 73 – O Grande Gatsby (The Great Gatsby, USA, 2013)

Por Marlon Fonseca

            A obra de F. Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby, vem sendo ao longo das décadas adaptada para o cinema. Agora é a vez de o diretor Baz Luhrman apresentar sua versão.

            Na trama, acompanhamos o veterano de guerra e aspirante a escritor, Nick Carraway(Tobey Maguire), que se muda para Nova York para trabalhar na bolsa de valores e acaba se envolvendo no mundo de festas e mistérios de seu excêntrico vizinho.

            Luhrman traz para a sua visão estilizada da obra suas características marcantes: o visual belíssimo auxiliado por uma direção de arte deslumbrante e a utilização de musicas pop atuais para filmes de época (a história se passa por volta da década de 20). As sequências contendo as exóticas festas na mansão também são muito bem dirigidas.

            O desenrolar da trama padece de um ritmo irregular e confunde os espectadores em alguns momentos, mas é extremamente gratificante quando no fim tudo se revela e encaixa trazendo á tona o verdadeiro caráter dos personagens e do meio social no qual estão inseridos. O caráter crítico à alta sociedade oriundo da obra literária objeto da adaptação é encontrado, ainda que em alguns momentos. Há por trás da trama, também, uma ingênua história de esperança.
Bem-vindos ao mundo de Gatsby

            A utilização do 3D para um filme desse tipo pode soar estranho, mas logo no início demonstra-se a boa utilização do formato que se faz presente principalmente no título de abertura, nas neblinas, fumaças e chuva, nas sequências das exageradas festas promovidas na mansão de Gatsby e em algumas tomadas mais elaboradas executadas pelo diretor.

            Maguire traz densidade ao seu personagem que é prejudicado quando Gatsby entra em cena, passando a ser um mero figurante e espectador dos acontecimentos para somente ganhar força novamente no final. Leonardo Dicaprio, portanto, toma conta do filme com mais um personagem marcante e repleto de camadas em sua carreira com uma atuação minuciosa utilizando-se o gestual, a voz e olhar para compor o personagem e suas nuances.

Carrey Mulighan e Joel Edgerton, outras vertentes importantes da história, mostram a competência habitual. Isla Fischer, mais habituada em comedias românticas tem a oportunidade de mostrar uma personagem diferenciada ainda que com pouquíssimo tempo de presença.

            Dotado de um visual espetacular e atuações fortes, essa nova adaptação de O Grande Gatsby resulta em um filme muito bem resolvido ainda que sofra por uma ou outra oscilação em seu ritmo.

            Cotação: 8,5


            Ficha Técnica: (The Great Gatsby, USA, 2013). Drama. Direção: Baz Lurman. Elenco: Leonardo Dicaprio, Tobey Maguire, Carey Mullighan, Joel Edgerton, Isla Fischer. Duraão: 142 min.