segunda-feira, 4 de junho de 2012

...CINEMA. Opiniões # 31- Branca de Neve e o caçador


...CINEMA
Opiniões #31 – Branca de Neve e o Caçador (Snow White and the Hunstsman, USA, 2012)
Por Marlon Fonseca





            Segundo filme a tratar sobre a personagem no ano, Branca de Neve e o Caçador se apresenta com um enfoque diferente sobre a história, com aspectos mais sombrios e ampliando a relação entre a donzela e o caçador, com ares de épico de fantasia (diferente do abobalhado e sem graça Espelho, espelho meu[1]).

            Na trama, a Rainha má (Charlize Theron) domina seu reino e o mantém em regime de opressão em razão de sua busca obsessiva por beleza e poder. Ao ser notificado por seu espelho de que sua enteada, Branca de Neve (Kristen Stewart), lhe seria uma ameaça contrata um caçador para arrancar-lhe o coração. Arrependido, o caçador (Chris Hensworth) ajudará a moça a reaver ao trono ao lado de oito (??!) anões.

            Dois aspectos se sobressaem no filme. O primeiro é na parte estética. Fotografia, direção de arte, efeitos especiais e designs das criaturas estão impecáveis e resultam em um espetáculo visual de primeira.

            Já o segundo aspecto positivo reside na interpretação inspirada de Theron como a rainha má. Mesmo se esperando um bom trabalho da atriz, ela consegue surpreender a todos e consegue ir muito além. Não é exagero que sua vilã possa ser considerada como a melhor do cinema neste ano até o momento.

            O roteiro, ciente de que Kristen Stewart em nenhum universo existente, é mais bela que Theron, utiliza-se do outro sentido da palavra fair: justo. (apesar de a tradução brasileira não ter entendido isso.) E não deixa de ser uma sacada interessante transformar a donzela em princesa guerreira.

            Esta idéia, porém, foi auto-sabotada em razão de um roteiro muito mal elaborado. Tirando a parte inicial onde se mostra como a rainha tomou o reino, todo o resto do filme é apressado. Os relacionamentos também são muito rasos assim como as motivações dos personagens.

            Se Charlize brilha, o resto do elenco é irregular. Stewart, que é melhor atriz do que seu desempenho na saga Crepúsculo revela, vai evoluindo no decorrer do filme e só cresce mesmo em clímax. Chris Hensowrth, que vem em uma carreira ascendente, com seu caçador repete os mesmos trejeitos que entregara em Thor, com um acréscimo de um sotaque ridículo. Ambos são sabotados, ainda, pelo fato de o roteiro não estabelecer de forma competente seu relacionamento. O ator que interpreta Willian (Sam Claflin), o amigo de infância de Branca de Neve, é fraquíssimo.

            Já os oito anões[2], são interpretados por grades nomes como Ian McShane, Bob Hopskins, Toby Jone, Ray Winstone e Brian Glesson. Mas, infelizmente pouco fazem no filme.

            Assim, Branca de Neve e o Caçador, apesar de ser uma boa idéia, esbarra em sua má execução, principalmente no tocante aos relacionamentos entre os personagens e o aprofundamento de suas motivações. Se salva por ser um espetáculo visual irretocável e por ter uma vilã interpretada com maestria por Charlize Theron que acabam por ser a salvação do filme.

Cotação:   (3/5)

Ficha técnica: Branca de Neve e o Caçador (Snow White and the Hunstsman, USA, 2012). Ação. Drama. Fantasia. Direção: Rupert Sanders. Elenco: Kristen Stewart, Charlize Theron, Chris Hensworth, Sam Claflin, Ian McShane, Bob Hopskins, Toby Jone, Ray Winstone e Brian Glesson.



[2] Sim, 8. E o motivo do amento de número deles, segundo os próprios produtores para a revista preview foi o de “ser diferente”.