quarta-feira, 12 de junho de 2013

FILMES PARA NAMORAR

FILMES PARA NAMORAR
“FALANDO DE” ELENCA, NESSE DIA DOS NAMORADOS, SEUS FILMES DE ROMANCE PREFERIDOS.

Por Marlon Fonseca

            Diante do sucesso de público e crítica sobre a postagem “filmes para casar” resolvemos, nesse dia dos namorados, trazer alguns dos filmes de romance que mais gostamos e que consideramos ideais para que sejam assistidos ou presenteados no dia de hoje.
            Se seu filme preferido não estiver aqui aproveite para indicá-lo nos comentários. Divirtam-se e feliz dia dos namorados para todos os leitores. Vamos a eles:


Bonequinha de Luxo (Brakfest At Tiffany´s, 1961): Audrey Hepburn esbanja charme e talento nessa divertida e diferente comédia romântica. Sua Holly Golightly é ainda um dos personagens femininos mais festejados de todos os tempos. Leve, bem humorado e contando com a bela canção “Moon River” para embalar os casais.







E o vento Levou/ Casablanca (Gone With the Wind, 1939/ Casablanca, 1942): dois clássicos retumbantes que devem ser vistos e revistos não somente pelos casais apaixonados como por tudo e qualquer cinéfilo que se prese. Atuações marcantes, histórias fortes e trilhas sonoras épicas fizeram desses dois filmes inesquecíveis.


Uma Linda Mulher (Pretty Woman, 1990). Filme que alavancou Julia Roberts ao estrelato e que traz uma romance pouco comum entre uma garota de programa e um solitário empresário não pode ficar de fora dessa lista. Reverenciado até hoje já está no patamar de clássico no gênero comédia romântica.




Ghost – O outro lado da Vida (Ghost, 1990): Pode o amor superar a morte? Segundo esse sucesso arrebatador sim. O saudoso Patrick Swayze não mede esforços para estar com sua amada Demi Moore mesmo após a morte. Romance, comédia e suspense reunidos de uma forma extremamente competente.





A Bela e a Fera (The Bauty and the Beast,1991): Ensinando desde sempre que no fundo o que importa é a "beleza interior", o conto da Bela e a Fera ganha sua versão definitiva com essa magnífica animação mostra os estúdios disney no seu auge com grandes canções, momentos genuinamente emocionantes e coadjuvantes simpáticos.





Um Lugar Chamado Notting Hill (Notting Hill, 1999): Julia Roberts (de novo!) estrela ao lado de Hugh Grant um competente filme que aborda o relacionamento de uma celebridade com um cara “normal”. Tudo funciona, a história, a trilha e como “bônus” trouxe a revelação Rhys Ifans.







Trilogia Antes do Amanhecer/Antes do pôr do sol/Antes do Anoitecer (1995, 2004, 2013): O Diretor Richard Linklaker e os atores Ethan Hawke e Julie Delpy nos brindam com três filmes magníficos que falam sobre o amor,os relacionamentos e a vida. O forte nessa trilogia são os diálogos e os cenários magníficos. Imperdível.


Brilho Eterno de uma mente sem lembranças (Eternal Sunshine of a spotless Mind, 2004): Brilho Eterno de uma Mente sem lembranças, lançado no ano de 2004, é um deleite, algo único que deve e merece ser apreciado. O longa dirigido por Michael Gondry traz Kate Winslet e Jim Carrey (em sua melhor atuação da carreira) como um casal não muito convencional, mas que após uma crise decide se submeter à uma nova experiência: apagar de suas mentes um ao outro. Nessa mistura de drama, comédia romântica e ficção científica, além da entrega de todo o ótimo elenco (além da dupla central, ainda temos Kirsten Dunst, Mark Ruffalo, Elijah Wood e Tom Wilkinson), somos apresentados à vários simbolismos e no fim ficamos com a lição de que a mente pode tentar esquecer mas o coração nunca o faz.

Closer – Perto Demais (Closer, 2004): Muito longe de ser um filme romântico. Closer, é um filme sobre relacionamentos e justamente na parte mais sórdida deles. Baseado em uma peça teatral e dirigido ao estilo de uma, o quarteto de protagonistas dá um verdadeiro show.




Filmes baseados nos livros de Nicholas Sparks: Adorado por muitos e odiado na mesma proporção, o autor Nicholas Sparks já teve vários de seus romances adaptados para o cinema em grande maioria com sucesso. Mesmo levando suas histórias com a mesma estrutura, elas sempre conseguem emocionar. O melhor de todos, sem dúvidas, é Diários de Uma Paixão (The Notebook, 2004) que traz todos os ingredientes para uma belíssima história de amor. Um amor para Recordar (A Walk To Remember, 2002) e Querido John (Dear John, 2010) também tiveram sua parcela de sucesso e conseguem emocionar. Noites de Tormenta (Nights in Rodanthe, 2008), A Última Música (The Last Song, 2010) e Um Homem de Sorte (The Lucky One, 2012) apresentaram um resultado mais irregular.


Á Prova de Fogo (Fireproof, 2008): Esqueçam a produção modesta e o discurso religioso carregado se não for do seu agrado, o que fica nesse filme é a lição de que manter um casamento pode ser uma batalha árdua e diária, mas é magistralmente recompensada.




(500) Dias com Ela ( (500) Days With Summer, 2009): Fantástico em todos os sentidos. Leve, muito bem escrito, dirigido e interpretado, com uma trilha sonora magnífica. Logo no início já há um alerta: não é uma história de amor. Mas é sim. De um amor que aconteceu (talvez vivido por mais intensidade por um dos dois), não deu certo e acabou. No último diálogo entre o casal há a redenção com a frase mais libertadora de todas “Não era para ter sido com você”. E é isso que deve ser principalmente aprendido com este belo filme.

Amizade Colorida (Friends With Benefitis, 2011): Sem sombra de dúvidas o filme mais descolado dessa lista. Justin Timberlake e Mila Kunis apresentam uma química perfeita e contribuem muito para o bom resultado do filme que conta com dia´logos inspiradíssimos e bem sacados, e que, no fim, mostra que no amor o mais importante e inicialmente a amizade e cumplicidade.

Para Sempre (The Vow, 2013): Baseado em uma comovente história real. Se conquistar uma pessoa e mantê-la pode ser uma tarefa difícil, imagina ter que reconquistá-la novamente? O personagem de Chaning Tatum pena o filme todo e cativa o público na tentativa de fazer com que a sua desmemoriada esposa (Rachel McAdams) relembre do que sentia por ele.





          


Relembrando aos leitores que essa não é uma lista fechada tão pouco definitiva. Aproveitem e deixem nos comentários os filmes que sentiram falta e o motivo.