sábado, 19 de maio de 2012

...CINEMA. opiniões #29 - O Corvo


...CINEMA
Opiniões #29- O Corvo (The Raven USA, 2012)
Por Marlon Fonseca



            O Escritor Edgar Allan Poe é apontado como um dos percussores da literatura fantástica e das histórias de terror psicológico. Sua morte, cercada de circunstâncias misteriosas, o tornou ainda mais intrigante.

            Mesclando a vida de Poe com elementos de ficção, este O Corvo tem como trama o fato de que um assassino serial estaria reproduzindo as obras do autor. O “jogo” torna-se mais pessoal quando ele seqüestra sua noiva e o desafia a desmascará-lo.

            Trata-se daquele tipo de filme que a idéia é maior do que a sua execução. Apesar de ser curiosa esta mistura entre o real e o ficcional, e, até de certa forma inspirada,  o longa não consegue manter o espectador muito interessado.

            Alguns dos crimes inspirados nos contos do escritor são interessantes chegando alguns até a apresentar-se como macabros e violentos, mas a forma de como a investigação se desenvolve é extremamente aborrecida e desinteressante.

            James Mctiegue, apadrinhado dos irmãos Wachowski[1] e que se sairia muito bem em sua estréia como diretor em V de Vingança aqui tenta emular alguns dos estilos apresentados anteriormente, mas acaba por destoar do clima estabelecido no filme. A fotografia escura e a ambientação sombria são competentes para a composição do clima. O roteiro e o ritmo do filme, porém, são os fatores que de fato sabotam o filme.

            John Cusack, ator experiente e versátil, dessa vez não funciona por completo. Seu Edgar, que no início apresenta-se como sujeito histérico e arrogante, não convence como investigador e não tem um pingo de carisma sequer. No campo dos coadjuvantes, a bela Alice Eve (da comédia Ela é demais para mim) como o interesse amoroso de Poe e Luke Goss como o esforçado detetive Fields são os destaques.
             
            Sendo assim, O Corvo não empolga. A idéia, interessante, é sabotada por um roteiro não muito inspirado e um ritmo irregular.
           

Cotação:  (2/5)

Ficha técnica: O Crovo (The Ravem, USA, 2012). Suspense. Direção: James McTiegue. Elenco: John Cusack, Alice Eve, Luke Goss, Brendam Gleeson. Duração: 110 min.


[1] Diretores da trilogia Matrix