...CINEMA
Opiniões #29- O Corvo (The Raven USA, 2012)
Por Marlon Fonseca
O
Escritor Edgar Allan Poe é apontado como um dos percussores da literatura
fantástica e das histórias de terror psicológico. Sua morte, cercada de
circunstâncias misteriosas, o tornou ainda mais intrigante.
Mesclando
a vida de Poe com elementos de ficção, este O
Corvo tem como trama o fato de que um assassino serial estaria reproduzindo
as obras do autor. O “jogo” torna-se mais pessoal quando ele seqüestra sua
noiva e o desafia a desmascará-lo.
Trata-se
daquele tipo de filme que a idéia é maior do que a sua execução. Apesar de ser
curiosa esta mistura entre o real e o ficcional, e, até de certa forma inspirada, o longa não consegue manter o espectador muito interessado.
Alguns
dos crimes inspirados nos contos do escritor são interessantes chegando alguns
até a apresentar-se como macabros e violentos, mas a forma de como a
investigação se desenvolve é extremamente aborrecida e desinteressante.
James
Mctiegue, apadrinhado dos irmãos Wachowski[1] e
que se sairia muito bem em sua estréia como diretor em V de Vingança aqui tenta emular alguns dos estilos apresentados
anteriormente, mas acaba por destoar do clima estabelecido no filme. A
fotografia escura e a ambientação sombria são competentes para a composição do
clima. O roteiro e o ritmo do filme, porém, são os fatores que de fato sabotam o filme.
John
Cusack, ator experiente e versátil, dessa vez não funciona por completo. Seu
Edgar, que no início apresenta-se como sujeito histérico e arrogante, não
convence como investigador e não tem um pingo de carisma sequer. No campo dos
coadjuvantes, a bela Alice Eve (da comédia Ela é
demais para mim) como o interesse amoroso de Poe e Luke Goss como o
esforçado detetive Fields são os destaques.
Sendo
assim, O Corvo não empolga. A idéia,
interessante, é sabotada por um roteiro não muito inspirado e um ritmo
irregular.
Cotação: (2/5)
Ficha técnica: O Crovo (The Ravem, USA, 2012). Suspense.
Direção: James McTiegue. Elenco: John Cusack, Alice Eve, Luke Goss, Brendam
Gleeson. Duração: 110 min.