sábado, 27 de abril de 2013

...CINEMA. Opiniões #64 - Homem de Ferro 3


...CINEMA
Opiniões #64 – Homem de Ferro 3 (Iron Man 3, USA, 2013)
Por Marlon Fonseca

           
                  Assim como fora responsável pelo início da “fase 1” da Marvel nos cinemas” e sua pedra fundamental, Homem de Ferro tem a missão de iniciar a segunda, logo após o sucesso retumbante de Os Vingadores.

                Nessa terceira aventura solo, baseada no arco de quadrinhos “Extremis” e retomando nuances da saga “Demônio da garrafa”, Tony Stark terá que enfrentar, antes de qualquer coisa, os questionamentos e pesos de sua posição de herói e das consequências pós-invasão de Manhattan. O surgimento de uma nova tecnologia promete mudar para sempre a relação com sua armadura. Além disso, uma ameaça terrorista encabeçada pelo terrível Mandarim o forçará a entrar em ação como nunca.

            O Diretor dos dois longas anteriores, Jon Favreau, volta apenas como produtor e repetindo o papel de motorista e segurança de Stark que agora é alçado à condição de chefe de segurança, dando lugar á Shane Black, que também participou da confecção do roteiro. Black, que fez sucesso na década de 90 como roteirista da franquia Máquina Mortífera e fora responsável direto pela revitalização da carreira de Robert Downey Jr, com Beijos e Tiros, traz uma trama com maior densidade e seriedade.
Stark enfrenta perigos internos e ameaça terrorista

            Densidade esta muito bem-vinda e que acaba por qualificar mais o personagem, deixando-o com mais camadas a serem explorados pelo talentoso intérprete do protagonista. Há também um cuidado maior em aprofundar o relacionamento entre os personagens, inclusive com uma clara alusão a atos e consequências. E assim, todo mundo sai ganhando ao se atrelar qualidade ao entretenimento.

            Mas o filme e o herói não perdem o humor ácido que o caracterizaram desde o começo, gerando alguns momentos genuinamente engraçados.
Relação entre os personagens é melhor tranalhada

            Porém, é preciso alertar aos fãs mais radicais dos quadrinhos que o longa faz inúmeras liberdades criativas ‘com relação ao material adaptado e muitas, com certeza, gerarão inúmeros protestos. O que podemos dizer delas, sem estragar qualquer tipo de surpresa, é que para o propósito do filme elas funcionam.

            Há, também, no roteiro, algumas falhas de coerência gravíssimas e o enfraquecimento na trama de um vilão em prol de outro também incomoda mesmo não atrapalhando o excelente desempenho dos atores que os interpretam.
O terrorista Mandarim

            As cenas de ação são muito bem feitas e elaboradas, principalmente a destruição da casa de Stark e o resgate a um avião. Os efeitos especiais estão excelentes, já a utilização do 3D segue o padrão dos demais filmes da Marvel nesse formato com poucos momentos em se apresentam efeitos e profundidades interessantes.

Homem de Ferro 3 acerta ao trazer mais densidade e intensidade ao herói e às pessoas que o cercam. Exagera nas liberdades criativas para favorecer uma trama repleta de altos e baixos e incoerências. O resultado é um entretenimento competente apesar de suas falhas.

Nota: A cena pós-crédito não é bombástica, mas é extremamente divertida.

Cotação: 8,0

Ficha Técnica: Homem de Ferro 3 (Iron Man 3, USA, 2013). Ação, Aventura. Direção: Shane Black. Elenco: Robert Downey Jr, Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Rebecca Hall, Guy Pearce, Ben Kingsley. Duração: 130 min.