sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

OS 7 PECADOS NO CINEMA- PARTE 2: GANÂNCIA


Cenas de Cinema Especial – Os 7 pecados no cinema

Parte 2 – Ganância/Avareza

Por Marlon Fonseca

            Ter muito mais dinheiro ou bens do que precisa, acumular riquezas desenfreadamente e o pior, passar por cima da moral, ética e pessoas para consegui-lo é algo do mais baixo sentimento que um ser humano pode ter.

            Ebenezer Scrooge que o diga. No célebre Conto de Natal de Charles Dickens, o avarento personagem precisa ser assombrado por três diferentes fantasmas para enxergar o mal que tal sentimento faz ás pessoas. Adaptado inúmeras vezes e das mais variadas formas para o cinema, Scrooge já foi interpretado por Tio Patinhas (quem mais?) e por Jim Carey, por exemplo.


              No Brilhante Sangue Negro Paul Thomas Anderson vai ainda mais longe ao retratar tal sentimento mostrando o embate entre dois seres extremamente gananciosos: Daniel Plainview, um rígido e focado empresário do ramo de petróleo (Daniel Day-Lewis em uma das interpretações mais impressionantes da história do cinema) e um jovem e ambicioso pastor Eli Sunday.


              Ter sonhos e ambições é normal e recomendado para qualquer ser humano. Mas no momento em que se passa do limite e vira ganância fazendo com que os bens materiais fiquem á frente da ética e das pessoas é um veneno á alma que mais cedo ou mais tarde irá lhe assombrar.




Próximo pecado: Ira