segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Especial Oscar 2012 #02 - Os vencedores e ponderações.


Especial Oscar 2012 #02 - Os Vencedores e algumas ponderações.
Por Marlon Fonseca


          Ontem á noite fora celebrada a 84ª entrega do prêmio Oscar. Abaixo segue a lista dos vencedores bem como algumas ponderações acerca deles e de outros participantes:

Melhor Filme
O Artista

Melhor Diretor
Michel Hazanavicius (O Artista) 
Melhor Ator
Jean Dujardin (O Artista)


Melhor Trilha Sonora
O Artista 


Melhor Figurino
O Artista


     Já era esperada a consagração do premiadíssimo "O Artista" com a vitórias nestas categorias. Uma corajosa homenagem ao cinema mudo é a Hollywood dos anos 20 e um filme emocionante e muito bem realizado.
    Dentre seus outros concorrentes "A Invenção de Hugo Cabret" , que também presta homenagem á história do cinema, seria o único concorrente a desbancá-lo. Não o fez mas é um filme bastante interessante e merece ser apreciado.
    Com esses dois filmes em 2011, o cinema foi muito bem homenageado e os espectadores além de conferir grandes obras aprendeu um pouco mais sobre a história da sétima arte.
    Como quase que uma regra o Diretor do melhor filme do ano vence a estatueta da categoria então e nada mais justo. Scorcese, de "Hugo Cabret" mereceu ser lembrado não somente por este trabalho mas por sua brilhante carreira, assim como Woody Allen. Terrence Malick e Alexander Payne confirmaram seu prestígio com a academia e foram os demais concorrentes.
     No quesito melhor atuação masculina, fez-se justiça ao complicado trabalho de Jean Dujardin. Os amigos George Clooney e Bradi Pitt trabalharam bem mas não mereciam vencer. Foram indicados mais pela boa imagem que tem perante á Academia. Já Gary Oldman um dos maiores atores da atualidade teve a sua primeira indicação pelo seu belo trabalho em "O Espião que Sabia Demais". Sua capacidade de reinventar-se e modificar-se fisicamente  a cada papel já deveria ser reconhecida há mais tempo pela Academia. Que não seja por um prêmio póstumo.
     Por ser um filme mudo a Trilha Sonora se fez mais necessária para compor o filme e de quebra mais sujeita á apreciação. O Figurino representou muito bem a Hollywood da década de 20 em um trabalho impecável.




Melhor Atriz
Meryl Streep (A Dama de Ferro)

      Merecido prêmio e merecido reconhecimento por seus colegas ao ser aplaudida de pé. Indubitavelmente a melhor atriz americana do seu tempo e uma das grandes da história. Já era hora de após 28 anos de seu último prêmio e dezenas de indicações depois vencer. Sua atuação como Margaret Tachter é brilhante.
     Viola Davis, que chegara a ser considerada por muitos como a favorita, é excelente e com certeza novas indicações e prêmios virão.
     Mas a noite foi de Meryl que para arrebatar fez um humilde e belo discurso de agradecimento.





Melhor Ator Coadjuvante
Christopher Plummer (Toda Forma de Amor) 
Melhor Atriz Coadjuvante
Octavia Spencer (Histórias Cruzadas) 

     A Vitória de Plummer não só consagrou a sua atuação como toda a sua carreira. Sua vitória já era esperada, bem como a saudação em que recebeu de seus colegas. O único lamento em sua vitória foi que outro veterano e brilhante ator Sueco Max Von sydow (colaborador frequente de Ingmar Bergman) não pode também ser devidamente homenageado.
    Já no caso de Atriz Coadjuvante era muito esperada a vitória de Octavia Spencer. A saudação de seus colegas e seu discurso emocionaram. Seu trabalho, porém, foi superstimado. Sua colega de elenco, Jessica Chastain merecia sair vencedora não por ter realizado só um, mas pelo menos três trabalhos excepcionais em 2011.



Melhor Roteiro Original
Meia-Noite em Paris 
Melhor Roteiro Adaptado
Os Descendentes


     No quesito Roteiro nenhuma novidade. Meia Noite em Paris é um primor e Woody Allen está em grande forma. Já OS Descendentes apesar de grande favorito curiosamente foi muito criticado lelos fãs do livro.


Melhor Canção
“Man or Muppet” (Os Muppets)

       Patriotismo á parte era difícil vencer o retorno dos icônicos Muppets. A curiosidade reside que a canção escolhida para representar o filme era considerada uma das mais fracas dele.

Melhor Filme Estrangeiro
A Separação (Irã)

      Esperada vitória do premiadíssimo "A Separação". Vitória Indiscutível. Fica o lamento e sem parcialidade ou patriotada da ausência de "Tropa de Elite 2" na disputa;

Melhor Animação
Rango 
      Conforme prenunciado ontem aqui no site, essa era outra "barbada" da noite.

Melhor Maquiagem
A Dama de Ferro 

     Os dois únicos trunfos de "A Dama de Ferro" foram Meryl Streep e a maquiagem. E ambos venceram. Em um ano que os espectadores conferiram um terrível trabalho nesse sentido em "J.Edgar", o trabalho em "A Dama e Ferro" é excepcional e de quebra ainda auxília Streep em sua premiada performance.

Melhor Documentário (Longa)
Undefeated 
     Sem sombra de dúvidas a grande injustiça da noite. O concorrente Paradise Lost 3:Purgatory deveria ter ganho pois ser mais do que um documentário. É um trabalho de uma vida que de quebra resultou em um serviço social. A trilogia de documentários gira em torno da investigação de um crime por mais de 20 anos. No fim, seus realizadores, que no início consideravam os suspeitos e condenados em culpados, conseguiram comprovar sua inocência através de minuciosa investigação.
     A Academia, resolver premiar, mais uma vez, uma história de superação no âmbito do futebol americano.

Melhor Montagem
Millennium – Os Homens Que Não Amavam as Mulheres

      Vitória que surpreendeu há muitos menos ao "Falando de..." No "opiniões" sobre o filme já havia se destacado que a montagem de Millenium auxiliava na fluidez do filme. Merecido.



Melhor Fotografia
A Invenção de Hugo Cabret 
Melhor Direção de Arte
A Invenção de Hugo Cabret 
Melhor Efeitos Visuais

A Invenção de Hugo Cabret 
Melhor Efeitos Sonoros
A Invenção de Hugo Cabret 
Melhor Edição de Som
A Invenção de Hugo Cabret

          Mesmo não vencendo as maiores premiações A Inveção de Hugo Cabret não foi esquecido e venceu nos principais prêmios técnicos. Destaque para a belíssima direção de arte que ainda ficara mais deslumbrante com a inteligente utilização da tecnologia 3D.













Melhor Curta-metragem
The Shore 
Melhor Curta (animação)
The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore 

Melhor Documentário (Curta)
Saving Face
       Categorias que não puderam ser conferias pelo site.