sábado, 16 de junho de 2012

...GAMES. Opiniões #15 - Cavaleiros do Zodíaco - A Batalha do Santuário


...GAMES
Opiniões # 15 – Cavaleiros do Zodíaco – A batalha do Santuário (Saint Seiya – Sanctuary Battle).
Por Marlon Fonseca




            Lançado desde o final do ano passado no Japão e chegando aqui no Brasil cercado de grande ansiedade pelos milhares de fãs fiéis, Cavaleiros do Zodíaco – A Batalha do Santuário é o primeiro game dos heróis nesta geração.

            Legendado em português (a versão nacional) e exclusivo para o Playstation 3, ele é focado na saga do Santuário onde os Cavaleiros de Bronze devem passar pelas casas dos Cavaleiros de Ouro e enfrenta-los para poder defender a reencarnação da deusa Athena.

            A mecânica do jogo é similar aos jogos da franquia Dynasty Warriors e do recente Bleach Soul Ressurrection. É assim, um beat´em up onde o jogador atravessa um mapa repleto de personagens e chegar a um sub boss ou a um boss final. A jogabilidade é bastante simples e um tutorial no começo do jogo já elucida qualquer questão sobre este aspecto.




            A campanha é dividida por capítulos que, logicamente, se dividem por cada uma das casas a serem passadas. Seguindo o anime de perto, o jogador controlará o Cavaleiro de Bronze que está atravessando aquela casa. Cada cavaleiro possui golpes e especiais próprios e quando uma “barra de cosmos” estiver cheia pode-se se usar um super golpe com uma animação bacana tal qual no desenho.

            Á medida que vão passando das fases os personagens vão adquirindo pontos, que podem ser alocados para a evolução de seus poderes, força energia, etc.

            As batalhas contra os Cavaleiros de Ouro, os bosses finais de cada capítulo são irregulares, umas interessantes outras chatas, que, apesar de serem fiéis às habilidades e poderes de cada um, na prática pouco importa para a batalha em si.

           
          Os cenários são fiéis ao anime, mas muito repetitivos e pouco inspirados. As animações em CG´s que aparecem durante a campanha por outro lado estão caprichadas e reproduzem momentos clássicos da série. Já os sons e evocação dos golpes estão fiéis.

            Mas o forte mesmo do game é sua ambientação. Desde a abertura com a música clássica à estrutura dos capítulos que lembram os episódios da série (recapitulação do capítulo anterior, preview do próximo capítulo, etc) e as animações relembrando os momentos importantes da saga acertarão em cheio o coração dos fãs.

               Falha, o game, portanto, em fazer jus a esta ambientação toda e ter tido um capricho maior na variação da jogabilidade e na batalha ante os Cavaleiros de Ouro.

            Após o término da campanha, há ainda fases desbloqueadas a serem jogadas por coadjuvantes da série como Aiolos, Marin, etc. Há também um modo mission mode onde o jogador poderá utilizar qualquer personagem desbloqueado (inclusive Cavaleiros de Ouro) para jogar durante algumas das fases.
           
            Assim, Cavaleiros do Zodíaco – A Batalha do Santuário é um game feito para os fãs relembrarem e se divertirem com a primeira saga do Anime. Como game não é algo classe A, pois falta diversificação na jogabilidade e capricho em alguns aspectos. Mas como passatempo descompromissado e  um tributo aos fãs, ele se sai bem.


              Cotação:  (3/5)

           Ficha Técnica: Cavaleiros do Zodíaco – A batalha do Santuário (Saint Seiya – Sanctuary Battle). Ação. Produtora: Nanco Bandai.