ACHADOS
E PERDIDOS
Por Marlon Fonseca
Lost Legacy era para ser uma
singela DLC para Uncharted 4 mas acabou se torando algo maior. Além de uma
aventura standalone seu real motivo é testar se a série consegue prosseguir sem
seu principal protagonista Nathar Drake, seu mentor Sully e sua intrépida
esposa Elena.
Já antecipado a resposta
pode-se afirmar no sentido positivo. O jogo traz todos os elementos que
tronaram a série tão querida e é uma aventura digna de caçadores de tesouro.
O primeiro ponto é a
dedicação aos elementos da história e o desenvolvimento de seus personagens.
Para substituir a dinâmica entre Nathan Sully e Elena, foram convocados
personagens até então secundários à saga, principalmente Chloe Frazer e Nadine
Ross. Não rata-se apenas de uma mudança de personagens, suas personalidades
trazem um novo tom para a saga.
Se antes vigorava o carisma
excessivo, o tom aventuroso e simpático de Drake e sua turma, agora temos uma
relação mais densa entre as duas cuja colaboração quase que imposta pela situação
e a diferença entre as fortes personalidades acarretam em constantes pontos de
tensão.
O jogo honra a saga no
quesito proficiência técnica. Beneficiando-se da engine de Uncharted 4 o jogo
traz belas paisagens e cenários bastante detalhados e diversificados. Além de
trazer efeitos de luz e de destruição de ponta. Os personagens possuem
movimentos e expressões bastante vívidos. A escala é grandiosa.
O relacionamento tenso entre Chloe e Nadine muda o tom da série. |
As sequências de ação estilo
cinematográficos não podiam faltar e lost legacy conta com sua dose nesse
quesito. Os combates corpo a corpo foram ainda mais incrementados inclusive com
golpes em conjunto. Os tiroteios também seguem o padrão da série. O único porém
aqui é que algumas já podem soar repetivias. Mesmo assim eles representam
situações espetaculares.
Momentos de plataforma e
travessia de cenários também estão presentes. O uso do gancho do jogo anterior
retorna. O jogo ganhou alguns elementos de furtividade, aproveitando-se da
natureza e destreza de ladra de Chloe, até mesmo com sessões de abertura de
portas e caixas.
Lindas paisagens e escala grandiosa |
Já os puzzles também se apresentam
e, ao contrário das sequências de ação, estão entre os melhores de todos os
jogos. São bastante inteligentes e bem empregados ao jogo. Aqui realmente vê-se
uma evolução clara.
As sessões de Jipe de seu
antecessor retornam e retomam os momentos em que o jogo se torna semi mundo
aberto. Apesar de apresentarem relativa vastidão nos, não há um grande objetivo
por trás desses momentos, servem mesmo para a cação aos habituais tesouros
escondidos e o aumento da escala dos cenários. Ainda em questões opcionais e
colecionáveis há oportunidades para fotos que ficam armazenadas no celular de
Chloe. Houve um acréscimo de um mapa para ajudar nesses momentos.
Por fim, existe uma missão
secundária que consiste em reunir 11 medalhões para liberar uma área no mapa e
adquirir tesouros valiosos.
Ação na medida certa |
Destaca-se que há um
equilíbrio e harmonia entre todos esses aspectos de jogabilidade. Essa
alternância de estilos mantém o interesse do jogador, não torna o jogo
repetitivo e mantém o ótimo ritmo da história até o fim.
Há um eco sutil de the last
of us, um momento bastante especial de reflexão e beleza mais uma vez tratando
da união do homem e a natureza que é muito bem elaborado e inserido no jogo.
Lost Legacy cumpre de fato
seu objetivo. Comprova que é cabível a continuação da saga de caçadores de
tesouro sem o seu então único protagonista Nathan Drake. Trazendo todos os elementos
que consagraram a série até aqui e adicionando outros temos uma aventura digna
e bem feita. Chloe e Nadine não só seguraram a onda como trouxeram outros
possíveis aspectos e tipos de tom à série.
Enquanto existirem tesouros
para serem descobertos e personagens interessantes para se apresentar sua
continuidade está garantida assim como nossa diversão.
Nota: 9,0
Prós:
-Se manteve fiel à série e
trouxe leves inovações
-Chloe e Nadine trouxeram
novo tom e dinâmica à série.
-Equilíbrio dentre todos os
elementos do jogo.
-Puzzles interessantes
-Sequências de ação
cinematográfica de alto nível...
Contra:
- ...ainda que algumas podem
soar repetitivas.
- Sessões de mundo semi-aberto
quase nada acrescentam de fato.