...DVD/Blu-Ray

Opiniões, informações sobre o mundo do DVD e do Blu-Ray

2 comentários:

  1. DVD/Blu-ray #1 - Edições de Colecionador

    Link da matéria:
    http://blogdofalandode.blogspot.com/2012/01/dvdblu-ray-1-as-edicoes-de-colecionador.html

    ResponderExcluir
  2. DVD/Blu-ray #2 – Aprendendo com os “extras”.
    Por Marlon Fonseca


    Com o advento do DVD (e posteriormente o Blu-ray), além dos filmes serem apresentados em qualidade superior de imagem, o espaço do disco permite a inserção de vários materiais além do filme tais como trailer, imagens dos pôsteres, cenas que não foram aproveitadas na versão final do filme, documentários e etc. São os chamados “extras”.

    Tais conteúdos agregam ainda mais divertimento ao assistir ao filme e, principalmente, servem como forma de aprendizado de como uma produção cinematográfica realizada.

    Atualmente, e diante da recepção entusiasmada pelos consumidores por esses materiais, os diretores, já dentro o processo de filmagem de um filme, preparam materiais para a inclusão nos discos.

    Os documentários, se bem produzidos e realizados, são uma verdadeira aula de cinema e nos explicam todo o processo criativo envolvendo a obra, desde o surgimento da idéia, a elaboração do roteiro, a utilização de storyboards, preparação dos atores, as filmagens e curiosidades.

    Com a constante visualização deles, se consegue enxergar melhor a importância e função de cada integrante da equipe , as técnicas de filmagens enfim todo o trabalho para que a “magia do cinema” se torne “real”.

    Termos e técnicas como chroma-key, bullet time, “captura de movimentos” passarão a integrar o vocabulário do espectador. O mesmo também, e com o tempo, passará a observar com mais detalhe o trabalho de uma direção de arte ou uma iluminação mais qualificada na fotografia. Passamos a conhecer o processo de criação de uma trilha sonora de um filme ou de dublagem de uma animação.

    Nos documentários constantes da série Alien , por exemplo, somos desde apresentados á curiosa regra dos trabalhadores ingleses pela obrigatoriedade de parada do trabalho ás 17 horas para o chá, passando pela concepção do visual das criaturas até um interessante fato contado por James Cameron (diretor do segundo filme da série) que, diante das deficiências técnicas da época, teve que usar um enquadramento específico para que tais deficiências não estragassem uma cena específica.

    É extremamente gratificante assistir ao diretor de arte e ao ilustrador de “O Senhor dos Anéis” afirmarem que a deslumbrante cidade dos Elfos vista nos filmes se misturava ás árvores sem danificá-las por “se tratar da natureza do povo élfico”.

    Ao assistir a um filme de ação e se espantar com os efeitos vistos em tela, é bacana ver, após o final do filme, como eles são criados, as técnicas utilizadas, o trabalho dos atores e dos dublês. Os extras da Série “Matrix” são um prato cheio nesse quesito.

    Em filmes clássicos, geralmente se produz documentários atualizados contando o impacto da obra na sociedade e no cinema á época de seu lançamento, numa verdadeira aula de história.

    Outra fonte de informação e diversão os “comentários em áudio”. Neles, assiste-se ao filme sendo o som ao fundo o diretor e/ou os atores contando como a cena foi criada, curiosidades, etc.

    Enfim, são muitas as informações que podem ser obtidas ao se assistir aos “extras” que acompanham um filme em DVD e Blu-ray.Assim, assistindo aos extras de um DVD/Blu-ray você saberá não somente mais sobre o filme recém-assistido como expandirá seu conhecimento sobre todo o aspecto de uma produção cinematográfica. Experimente!


    http://www.youtube.com/watch?v=_KtghA0rkDY

    http://www.youtube.com/watch?v=PQJNfMu3QA4

    http://www.youtube.com/watch?v=3ZI1VABtvgA&feature=related

    ResponderExcluir