quarta-feira, 15 de agosto de 2012

...GAMES. Opiniões #24 - Mortal Kombat (Vita)


...GAMES
Opiniôes #24  - Mortal Kombat (Vita)
Por Marlon Fonseca

                No ano passado a Netherealms Studios conseguiu com êxito revitalizar a sua franquia mais famosa e um das mais importantes nos games com Mortal Kombat. Sucesso, de público e crítica, o jogo apresentou uma história sólida (que chegou a concorrer em prêmios nessa categoria) e várias opções de jogo. Não é exagero dizer, portanto, que é o Mortal Kombat definitivo até o momento.

            A versão do PS Vita lançada há pouco tempo é relativa à Komplete Edition dos consoles que vem com os personagens lançados por DLC (inclusive Freddy Krueger), skins clássicas, etc. Há ainda novas funcionalidades exclusivas para esta versão do portátil da Sony. Vamos nos ater a elas nessa análise.

            Primeiramente, quanto aos quesitos técnicos, apesar de todo o jogo estar presente nesta versão,os gráficos in game caíram bruscamente de qualidade se comparados aos dos consoles. Já as cutscernes em CG são bastante similares às versões mais potentes. Mas o jogo roda a 60 frames por segundo de forma “lisa”, sem quedas.

            A jogabilidade permanece intacta, e os controles analógicos e digital e os botões respondem bem quando acionados. Aqui há o primeiro acréscimo da versão: a tela de toque pode ser utilizada para a aplicação dos fatalities. Para isso, “desenhe” os comandos do golpe por cima da pobre vítima. A resposta é precisa.

            Uma das grandes sacadas desse MK, a torre dos desafios, está de volta e traz novas missões exclusivas para o Vita. A grande maioria usa e abusa da tela de toque e do giroscópio do portátil. Assim,a vida útil do game se estende ainda mais.

            Outra novidade é a utilização da Realidade Aumentada. Assim como no game Reality Fighters, os jogadores e as lutas podem ser “transportados” para qualquer lugar utilizando-se a câmera traseira do aparelho. É uma “perfumaria” apenas, mas é divertido.

            Mortal Kombat (ou MK 9 como alguns gostam de chamar) é um grande atrativo para o PS Vita, ainda que tenha sofrido uma queda acentuada nos gráficos. Os muitos modos de jogo geram uma longevidade bastante alta. Leve as sangrentas lutas da melhor versão da história do MK para onde quiser.

            Cotação 5/5  (9/10)

            Ficha Técnica: Mortal Kombat (PS Vita). Luta. Produtora: Netherealms Studios. Distribuição: Warner Games. Data de lançamento desta versão: 01 de Maio de 2012.


__________________________________________________
Em Breve: Opiniões #25 - Gravity Rush. um dos exclusivos mais importantes para o Vita está sendo testado pelo "Falando de..." e muito em breve publicaremos sua análise. Fiquem ligados.