sábado, 23 de junho de 2012

...CINEMA. Opiniões #34 - Sombras da Noite


...CINEMA
Opiniões #34 – Sombras da Noite (Dark Shadows, USA, 2012).
Por Marlon Fonseca





            Tim Burton e Johnny Depp retomam mais uma vez sua longa parceria. Desta vez o objetivo é adaptar uma antiga série querida por Burton, Sombras da Noite. Burton, assim, traz mais um conto gótico à sua carreira.

Neste filme homônimo, acompanhamos a história de Barnabas Colins, oriundo de uma família rica e de grande tino comercial que se vê amaldiçoado pela bruxa Angelique. Vampirizado e escapando de sua prisão dentro de um caixão em que viveu por quase dois séculos, Barnabas reencontra sua mansão agora habitada por membros de sua família, mas sem a tradição e fortuna que antes ostentava.

Muitas das características positivas da obra de Burton e desta parceria permanecem intactas como a apurada direção de arte e a trilha sonora de Danny Elfman (outra parceria longilínea de Burton). Já Depp mais uma vez acerta em um personagem à margem de seu tempo e sociedade, ainda que repita um ou outro trejeito já conhecido, e seu Barnabas é extremamente carismático.

Ocorre, porém, que o mesmo não se pode dizer do resto da disfuncional família Collins e seus agregados. Ainda que interpretados por grandes nomes do cinema, todos os demais personagens que transitam pela mansão dos Collins são aborrecidos. A jovem e talentosa Chloe Moretz então está irritante e fora de sintonia. Mesmo assim, é gratificante rever Michelle Pfeiffer em um papel de destaque [1].

Outro fato negativo é o próprio desenrolar da história em si. Aborrecida e com um roteiro completamente desestruturado, parecendo mais uma colação de situações do que um enredo coeso. O ritmo do filme contribui bastante para esta irregularidade. O clímax, então, destoa-se ainda mais do todo. Salvam-se as cenas de “choque cultural” que Barnabas sofre na estranha década de 70.[2]

Mesmo com Depp e Pfeiffer no elenco quem surpreende de forma positiva é Eva Green como Angelique. Linda e maléfica, o filme cresce bastante com sua presença. Os momentos em que contracena com Depp são os melhores do filme. 

Sombras da Noite, portanto, é um filme extremamente irregular e está á margem de outros grandes trabalhos de Burton. O roteiro deficitárioe na maioria das vezes aborrecido só consegue manter o espectador ainda atento em razão do carisma do protagonista e a presença esfuziante de Eva Green.

Cotação:  (2/5)

Ficha Técnica: Sombras da Noite (Dark Shadows, USA, 2012). Comédia. Direção: Tim Burton. Elenco: Johnny Depp, Eva Green, Michelle Pfeifer, Jackie Earle Haley, Helena Bonham Carter, Chloe Grace Moretz. Duração: 113 min.


[1] E não aquela bobeira vista em Noite de Ano novo.
[2] As com McDonald´s, hippies e televisão são as mais engraçadas. Sem contar a participação especial de Alice Cooper.