terça-feira, 3 de abril de 2012

...GAMES. Opiniões # 08 - Journey


...GAMES
Opiniões #08 - Journey
Por Marlon Fonseca




            Um jogo, uma experiência e uma obra de arte. Journey, desde o seu lançamento vem causado impacto e comoção no mundo dos games em razão da sua natureza única.[1] É uma daquelas obras únicas que se destaca pela inovação e beleza.

            O objetivo do game é guiar seu personagem até o topo de uma montanha. No caminho, encontrará desafios e outros viajantes.

Tudo isso em cenários vastos e deslumbrantes graças aos gráficos muito acima da média. Os detalhes das ondulações e caminhos de areia e neve estão perfeitos. A iluminação também é algo de deslumbrante.  A trilha sonora, pontual, contribui para a beleza e lirismo do jogo e alterna entre barulhos de vento e momentos silenciosos. Não há em momento algum qualquer tipo de diálogo. A jogabilidade é simples e facílima de dominar.

Estes aspectos servem para compor o objetivo principal do game e seu maior trunfo: oferecer uma experiência sensorial inigualável.

Outro fato inovador é o Multiplayer. Ao longo da viagem surgem outros viajantes e companheiros que são, nada mais nada menos, outros jogadores que estão jogando naquele momento. A ausência de comunicação verbal torna cada encontro único.[2]




A viagem é curta. Dura menos de duas horas. Mas com certeza os jogadores ficarão tentados a retornar. Os caçadores de troféus e os que curtem desafios voltarão para explorar os cenários e achar objetos escondidos.

            Journey é um game que tem que ser jogado, uma experiência que tem que ser vivida e uma obra de arte triunfal. Embarque também nesta viagem. Quem sabe nos encontramos no caminho.


Cotação:  (5/5- Excelente)


Ficha Técnica: Journey (PS3 – disponível na PSN). Produtora: Sony Computer Entertainment of América. Estúdios: Thatgamecompany e Santa Monica.
           

  


[2] Já mais para o final do jogo , um companheiro foi atacado e simplesmente desapareceu da minha vista. A sensação de isolamento e preocupação para com o paradeiro e destino dele foram intensas e genuínas.