quarta-feira, 18 de julho de 2012

...CINEMA/DVDeBLU-RAY. Opiniões # 40-Ato de coragem


...CINEMA
...DVD/BLU-RAY
Opiniões #40 – Ato de Coragem (Act of Valor, USA, 2012).
Por Marlon Fonseca



Nota: Este filme não saiu ainda no Brasil. Esta análise é baseada na edição em Blu-ray lançada nos EUA no mês passado.


           
Mais do que um longa de ação, Ato de Coragem é um conceito. Trata-se de um filme ficcional, mas que se utiliza de fuzileiros navais como “atores”, além de armamentos, equipamentos e táticas reais.

            Sem sombra de dúvidas é um filme moldado para o público americano que tem verdadeiro orgulho e amor pelo seu exército. O excesso de patriotismo e a notória propaganda bélica podem incomodar o público não muito ligado a esse tipo de coisa.

            Na trama do filme, grupo de fuzileiros navais recebe a missão de resgatar uma agente da CIA e descobre um plano de atentado terrorista em pleno solo americano.

            Surpreendentemente a produção é muito bem cuidada e com uma bela fotografia, principalmente nos aspectos de iluminação e na palheta de cores. As cenas de ação, como se era de esperar, empolgam e são muito bem executadas. A mixagem de som também é um espetáculo á parte com os barulhos realistas de tiros, explosões e grandes efeitos nos vôos de helicópteros. É um filme que pede um aparelho de Home theather possante para ser assistido.

            Se a utilização de soldados reais funciona para as cenas de ação, o mesmo não se pode dizer das dramáticas. Nelas os soldados apresentam-se, na maioria do tempo, bastante “canastrões” aumentando ainda mais o aspecto piegas desses momentos.

            Chega a ser curioso ao se ler no cartaz nacional do filme que se encontra afixado em alguns cinemas do país o slogan “Isto não é um jogo”, pois ao assisti-lo recorda-se da aclamada série de games Call of Duty. Principalmente pelo fato de algumas informações aparecerem na tela (como se fosse mesmo um jogo) e pelas inúmeras tomadas em primeira pessoa. Tais tomadas até servem para causar mais imersão ao público, mas é inevitável esta lembrança.

            Mesmo sendo uma declarada propaganda militar, Ato de coragem é um filme de ação bem produzido e em alguns momentos interessante. Falha nos aspectos dramáticos, mas entrega uma boa diversão.


O Blu-ray:
            A edição americana do filme vem com uma bela luva em relevo. A imagem é cristalina realçando a bela fotografia e as belas paisagens do filme. O áudio ainda se sai melhor com uma excelente mixagem em DTS 5.1 saindo-se extremamente potente e imersivo. Entre os extras há entrevistas com fuzileiros navais, alguns featurettes, comentários em áudio dos diretores e um vídeo clip musical. Possui legendas em inglês e espanhol.


            Ficha técnica: Ato de Coragem (Act of Valor, USA, 2012). Ação. Direção: Mike Mccoy e Scott Waugh. Elenco: Alex Veadov, Roselyn Sanches, Nestor Serrano, Duração: 111 min.


            Cotação filme: (3/5)

            Cotação: Blu-ray: 4/5