sábado, 30 de junho de 2012

...GAMES. Opiniões #18 - Lego Batman 2: DC Super Herores


...GAMES
Opiniões # 18 – Lego Batman 2: DC Super Heroes (PS3/PS VITA/XBOX 360/WII//DS/3DS/PC)
Por Marlon Fonseca




            Os jogos da franquia Lego ainda gozam de muita credibilidade e vendagem[1]. Em uma mistura de estilo de plataforma e puzzles, o jogador deve interagir com os objetos dos cenários e montá-los ou remontá-los para poder avançar. O resultado é um tipo de jogo extremamente divertido e cativante para jogadores de todas as idades[2]. A sensação é de se estar verdadeiramente “brincando” com os bonecos, veículos e acessórios que preenchem a tela.

O fato de utilizarem personagens e consagrados, principalmente do cinema, aumentam ainda mais a diversão. É uma espécie de “visão Lego” sobre a obra adaptada. Trata-se de uma paródia destes filmes e personagens consagrados de forma bastante cômica.


Heróis...







...e vilões unidos.
 Neste Lego Batman 2: DC Super Heroes, temos o retorno do homem-morcego e do sei fiel escudeiro Robin em uma história inédita criada especificamente para o game. A dupla dinâmica desta vez contará, também, com o prestimoso auxílio de vários membros da Liga da Justiça como Superman, Lanterna Verde, Mulher Maravilha, Flash, dentre outros. Tudo isso para combater o amalucado Coringa que, aliado ao terrível Lex Luthor, elaboram (mais) um plano maligno para acabar de vez com os heróis.

A Estrutura, a mecânica e a jogabilidade são similares aos demais títulos da franquia. Pode ser jogado em co-op local, mas ainda não há a implementação de multiplayer online. Assim como no primeiro Lego Batman, os personagens têm à sua disposição uniformes e poderes com especialidades variadas que são fundamentais para a resolução dos puzzles. Salientando que os uniformes são diferentes da primeira edição.

E ainda há, mas espaços para algumas inovações. As fases agora estão separadas pelo mapa de Gothan[1] e devem ser alcançadas com o batmóvel ou outro veículo que estiver disponível ou desbloqueado (ou voando como o Superman e correndo como o Flash), emulando de forma bastante básica o estilo sandbox (ou mundo aberto). Além das tradicionais missões de plataforma e puzzles, há combates com veículos. Missões “secundárias” para enfrentamento e desbloqueio de vilões clássicos da DC vão aparecendo no mapa no decorrer do jogo. Há a inclusão, também, de salvamento no meio das fases, outra novidade na série.

O modo história é mais curto do que o padrão da série Lego. São 15 capítulos que podem ser completados por volta de umas 8 horas. Mas se engana que o game acaba por aí. Os ávidos por coleção terão que retornar aos capítulos no modo free play atrás de peças de ouro, peças de veículos, cidadãos em perigo para serem salvos, etc, precisando de novos personagens e novas estratégias o que aumenta a “vida útil” do game.

Ainda no campo das inovações, os personagens agora falam, substituindo os murmúrios que permeavam a franquia desde o seu início. E os diálogos são extremamente divertidos e a dublagem dos personagens competentíssima. Seguindo pelo aspecto sonoro, há o retorno do clássico tema de Danny Elfman e suas outras trilhas criadas para a versão do personagem do Tim Burton, com o acréscimo do icônico tema do Superman de John Willians. O problema, e isso acontece em todos os jogos da franquia Lego, é que a sua utilização acaba sendo por demais repetitiva.

Os estilos dos gráficos seguem o padrão da série e a Gothan versão Lego é bonita e diversificada. Ainda há capricho nos efeitos de luz, sombra, água, fogo e partículas. As cutscenes continuam divertidas e bem boladas.

Mesmo a franquia Lego apresentando sinais de pouca inovação ela ainda diverte. Lego Batman 2: DC Super Heroes é um dos melhores (senão o melhor) e mais prazerosos jogos dela e com certeza divertirá os jogadores de todas as idades.


Cotação:

Ficha técnica: Lego Batman 2: DC Super Heroes (PS3/PS VITA/XBOX 360/WII/3DS/PC). Ação, plataforma, puzzle. Desenvolvedora: Traveller´s Tale. Produtora: Warner Bros. Intereractive Entertaimente. Data de lançamento: 19 de Junho de 2012. Versão testada: Playstation 3