domingo, 3 de fevereiro de 2013

...CINEMA. Opiniões # 53 - Caça aos Gânsgsteres


...CINEMA

Opiniões #53 – Caça aos Gângsteres (Gangster Squad, USA, 2013)

Por Marlon Fonseca

                Depois de Zumbilândia e 30 minutos ou menos, Caça aos Gangsteres é a primeira incursão mais “séria” do diretor Rubem Fleischer. Ambientando na Los Angeles pós-segunda guerra tomada por toda a sorte de criminalidade, o filme mostra a luta de um honestíssimo policial e seu secreto esquadrão “anti-gangster” contra o temível mafioso Mickey Cohen (Sean Penn).

            Mesmo dotado de direção de arte e figurino que retratam muito bem a época em questão, o filme não é tão denso como um “Os Intocáveis”, por exemplo. Seu maior pecado, sem dúvidas, é não aproveitar o elenco estelar que possui (um dos grandes chamarizes do filme), pois os personagens são extremamente superficiais, beirando ao caricato, sem qualquer aprofundamento.

            O culpado dessa história é o roteiro que apresenta os personagens e as situações quase que em forma de esquetes, não conseguindo estabelecer minimamente as personalidades ou motivações dos personagens e seus relacionamentos. O casal formado por Ryan Gosling e Emma Stone[1] é o que mais sofre em razão disso.

Roteiro prejudica relacionamentos e torna os personagens caricatos

            Ainda assim, trata-se de um bom filme de ação que vai entreter o público com suas boas e movimentadas cenas de tiroteio e com as atividades da equipe comandada por Josh Brolin para desmantelar o império criminoso de seu alvo. O elenco acima da média, mesmo que subaproveitado, qualifica o filme.
Mas o elenco, a ação e ambientaçaõ salvam o filme.

Caça aos Gângsteres apresenta-se, portanto e tão somente como um passatempo descompromissado e que supre de forma apenas satisfatória a (lamentável) falta de bons filmes policiais no cinema atual.

Cotação: 7,0/10,0

Ficha Técnica: Caça aos Gângsteres (Gangster Squad, USA, 2013). Ação policial. Direção: Rubem Fleischer. Elenco: Josh Brolin, Sean Penn, Ryan Gosling, Emma Stone, Nick Nolte, Anthony Mackie, Michael Pena, Robert Patrick, Giovanni Ribisi,  Duração: 113 min.



[1] Que repetem a dobradinha amorosa feita no ótimo Amor á toda Prova. Stone também repete a parceria com o diretor uma vez que estrelou Zumbilândia.