domingo, 5 de agosto de 2012

...CINEMA. opiniões # 45 - Katy Perry: Part of Me 3D


...CINEMA
Opiniões # 45 – Katy Perry: part of me 3D (USA,2012)
Por Marlon Fonseca

           
        Seguindo a onda de musicais e documentários com artistas de sucesso, chegou a vez da cantora, compositora e performática Katy Parry ganhar o seu. Nesse Katy Perry: part of me 3D, a acompanhamos durante o período de sua maior turnê, california dreams, que ocorreu no ano de 2011 e, paralelamente, são destacados pessoas e momentos importantes para sua carreira e vida.

            Logicamente, trata-se de um filme mais voltado aos fãs da cantora. Mesmo assim, há certo cuidado em apresentá-la para a parcela do público que acompanha a sua carreira. E esse acaba por ser um dos seus trunfos que, se beneficia também pelo bom ritmo e pela curta duração.

Importante destacar o fato de que vários dos assistentes da cantora e pessoas de seu Staff têm participação destacada no filme, o que demonstra a ausência de estrelismo do longa que em nenhum momento passa a sensação de ser uma “propaganda gratuita” (ainda que seja) para a carreira de sua protagonista. Inclusive, dá até mesmo para tirar algumas lições de sua história, principalmente na luta pela preservação de sua autenticidade.

Como era de se esperar, as cenas dos shows são muito bem cuidadas. Já as dos bastidores algumas vezes soam um pouco artificiais (um exemplo é a da visita na casa de sua avó que, mesmo muito divertida, soa mecânica).

Curiosamente, um dos momentos mais marcantes de sua vida e do filme ocorreu no Brasil e o espectador, fã ou não, acaba por se comover nesta sequência que denota um misto de sofrimento e “raça” de dar orgulho e emocionar.

A utilização do 3D é irregular, mas quando perceptível resulta em ótimos efeitos.

Katy Perry: part of me 3D, ainda que bem cuidado, é um produto mais vendável aos devotos fãs da cantor e para um público mais jovem. Pode até que consiga angariar mais alguns admiradores por aí ante a lição de determinação e autenticidade de sua estrela. E seu inegável talento e carisma.

Cotação: 3/5

Ficha técnica: Katy Perry: part of me 3D (USA,2012).Documentário. Musical. Direção: Dan Cuthforth e Jane Lipsitz. Elenco: Kate Perrry, Russel Brand, Glenn Ballard. Duração: 93 min.