quarta-feira, 29 de março de 2017

Linguagem Cinematográfica: O uso da cor vermelha em "O Sexto Sentido"

O uso da cor vermelha em O Sexto Sentido

Por Marlon Fonseca


            As cores sempre foram muito cercadas de significados e simbologias. Muito além do “rosa para menina e azul para menino”, elas vem ganhando as maias variadas atribuições simbólicas ,seja para expressar sentimentos, apontar características, dentre outras atribuições. E o cinema, logicamente, tomou para si esta linguagem para sozinho, ou em conjunto com as demais linguagens que possui, como vestuário, cenografia, fotografia, para enriquecer e aprimorar o modo de se contar uma história.

O cérebro assimila muito mais que a pigmentação, ele as relaciona com diferentes tipos de sensações. As cores quentes são aquelas que provocam uma sensação de calor, excitação, energia, como o vermelho, o laranja e o amarelo. Já as cores frias, como o azul, o violeta e o verde, transmitem calmaria, tranquilidade, estão relacionadas à frescura da água e do gelo.

 Mesmo tendo que considerar o aspecto cultural e psicológico individual, temos exemplos dos mais variados dos simbolismos envolvendo as cores. O preto é, nas culturas ocidentais, tido como símbolo de morte, mas, também, de elegância. O branco traz a paz, o vermelho é tido como símbolo de sexualidade e vitalidade, já o azul escuro como melancolia, dentre vários outros possíveis exemplos.

Esse elemento sozinho, ou aliado a outras linguagens tais como cenografia, figurinos e fotografia, são amplamente utilizadas como emissor de mensagens ocultas ou não. Tais aspectos possuem exemplos muito interessantes e são os que comumente passam despercebidos por grande parte do público. Existem, por exemplo, filmes totalmente estruturados nas cores como a trilogia das cores de Krzystof Kieslowski que utiliza as três cores da bandeira francesa, azul, branco e vermelho e os preceitos de liberdade fraternidade e igualdade, aliadas a uma delas respectivamente.

As cores sempre foram muito cercadas de significados e simbologias. Como exemplo de aplicação no cinema pode se destacar o vermelho em O Sexto Sentido[1] para expressar a presença de elementos sobrenaturais em cena


Dirigido e roteirizado por M.Night, Shyamalan, O Sexto Sentido, lançado no ano de 1999, assusto e encantou plateias do mundo todo com a história do menino que via mortos, Dentre seus vários trunfos, o maior deles é o roteiro extremamente bem elaborado que demonstra ao espectador, durante todo o filme e das mais variadas formas possíveis, seu desfecho que, mesmo assim, só é percebido em seu final.

Um dos elementos utilizados para dar essas “dicas” visuais foi exatamente o uso das cores, principalmente o do vermelho. Nesse universo estabelecido, a cor vermelha representava a presença de algo sobrenatural. Ou seja, se em determinado cena há uma roupa, objeto, ou outro elemento, com vermelho, há a presença de um espírito. . O diretor usa, portanto, a cor vermelha para indicar momentos em que o mundo dos vivos e o sobrenatural interagem.


             A cor vermelha, aqui, portanto, tem um significado específico e oculto, foi utilizada como uma forma de código para determinar a presença do sobrenatural em cena. Com essas informações em mente, o espectador ao rever o filme vai entendê-lo e decodifica-lo de forma diferente e mais abrangente do que anteriormente. Ou seja, com mais esse elemento linguístico e narrativo “descoberto” o filme se abre e renova aos olhos do espectador.

            Já no primeiro encontro entre o psicólogo Malcolm Crowe (vivido por Bruce Willis) e do garoto Cole (Haley Joel Osmont) há a presença da cor no casaco do rapaz o que de imediato dá a grande pista para a surpresa final do filme.

            Assim, ela aparece somente em elementos que têm relação com o sobrenatural, por quem está nele, ou pelos que foram “tocados” por espíritos. Além da cena citada acima ela irá aparecer em vários outros momentos no decorrer de sua projeção Cole, quando é preso no calabouço e agredido, usa uma blusa vermelha. Assim como é vermelho o balão, indo em direção ao calabouço. A tenda no quarto de cole onde aparece à menina Kyra e o vestido da mãe dela são vermelhos. Assim como os números no toca-fitas e a maçaneta que Malcolm tenta abrir em seu consultório. O guardanapo na mesa de jantar do psicólogo, a porta da igreja e as pílulas antidepressivo no banheiro são vermelhos.
 A presença da cor vermelha é utilizada como um ícone, um código, que induz o espectador a prever um momento de tensão, cada vez que ela aparece.[2] 



No dvd do filme, lançado em 2000, em um dos seus mini documentários sobre a produção intitulado “regras e pistas”, o diretor e o produtor Frank Marshall, explicaram seu processo criativo:

“Ele quis pontuar certas partes do filme para quando você o visse novamente pudesse notar que havia dicas no decorrer dele e uma delas era a cor vermelha”, explica Marshall.[3]
“Usamos a cor vermelha para indicar que qualquer coisa no mundo que tivesse sido contaminada pelo outro mundo. (...). Toda vez que aparecia vermelho por engano eu dizia para tirar.”, explica Shyamalan.


            O Sexto Sentido, portanto, traz a linguagem das cores como elemento narrativo implícito que só é codificado pelo espectador após muita análise ou novas informações o que corrobora não só a quantidade e extensão das linguagens que o cinema possui como os ensinamentos semióticos de Pearce.

            Mais do que o que se passa na tela, a imagem do cinema contém outras linguagens passando os mais diversos significados. Acabamos de atestar que uma cor de roupa ou cenário podem indicar mensagens ocultas ou expressas ao espectador



Nota: Esse texto é parte integrante de trabalho de conclusão de curso da faculdade de jornalismo estácio de sá, campus niterói,intitulado "A linguagem cinematográfica aplicada em filmes de terror" criado e apresentado pelo autor em 2016.



[1] O Sexto Sentido (The Sixth Sense). EUA, 1999, Drama. Duração: 107 min, distribuído por Disney, Buena Vista.
[2] http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0102b004.htm
[3] Regras e pistas , documentário incluído no DVD O Sexto Sentido (The Sixth Sense). EUA, 1999, Drama. Duração: 107 min, distribuído por Disney, Buena Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário