quinta-feira, 12 de julho de 2012

...CINEMA. Opiniões #39 - A Era do Gelo 4


...CINEMA
Opiniões #39 – A Era do Gelo 4 (Ice Age: Continental Drift, USA, 2012)
Por Marlon Fonseca




            Quarta incursão da bem-sucedida franquia de animação e pela primeira vez não sendo dirigida por Carlos Saldanha, A Era do Gelo 4 retoma o “cotidiano” de seus personagens Diego, Manny, Sid e, logicamente, Scratch.

            Na trama, após um evento cataclismático (mais um?) os protagonistas separam-se de seus amigos e lutam para reencontrá-los. Além dos perigos de um continente em mudança, deparam-se com perigoso grupo de piratas.

            Trata-se de uma aventura extremamente rasa resultando no filme mais fraco da série. O seu desenvolvimento é pouco satisfatório e interessante. O embate com os piratas nunca empolga bem como a subtrama do mamute Manny preocupado com a sua filha “adolescente”.

  Se salva apenas pelas divertidas cenas da preguiça Sid (agora ás voltas com a sua avó-outra figuraça) e da busca incansável do esquilo Scratch por sua noz (ainda que seja a sua participação mais desinteressante da franquia).
           
            Tecnicamente a animação continua excelente com uma palheta de cores ainda mais variada do que nos outros filmes. Destaque, também nesse aspecto, para os efeitos de pelo e água. Os efeitos em 3D estão bacanas apesar de não apresentar nenhuma inovação.

            A Era do Gelo 4 é a parte mais fraca da série, possuído mais pontos baixos do que altos, ancorando-se apenas nas confusões do carismático e atrapalhado Sid e na excelência técnica de sua animação. A franquia, enfim, começa a dar sinais de desgaste.

            Mas querem saber mesmo o melhor do filme? Antes de seu início há um curta metragem protagonizado pela Maggie Simpson. Esse sim é inteligente, divertido e emocionante.
           
            Cotação: (2/5)

            Ficha técnica: A Era do Gelo 4 (Ice Age: Continental Drift, USA, 2012). Animação, comédia e aventura. Direção: Steve Martino e Mike Thurmeier. Com as vozes originais de: John Leguizano, Denis Leary e Ray romano. Dublagem nacional por: Diogo Vilella, Tadeu Braga. Duração: 94 min.