quarta-feira, 2 de maio de 2012

...GAMES. Especial. Diário de um matador de Colossos (parte 1)


...GAMES
Especial. O Diário de um matador de Colossus – parte 1
Textos de Marlon Fonseca
Vídeos: usuário theRadBrad do youtube (c/ comentário em inglês)




            Mesmo com muitos games jogados e terminados[1] na vida e muitos filmes assistidos[2] sempre existem os que costumo chamar de “furos”. São para mim aqueles clássicos obrigatórios que de uma forma ou outra eu deixei passar.

            Shadows of the Colossus era um deles. Até que finalmente resolvi começar a jogá-lo. Neste caso a demora foi recompensada, pois estou jogando a versão do Playtation 3 que é a sua definitiva com gráficos em HD e rodando muito mais suave.

            Como se trata de um jogo bem antigo (ele é de 2005) não achei que valeria a pena um “opiniões” sobre ele. Resolvi, então, no meio em uma batalha colossal transformar minhas experiências com o game neste “diário”. Com os textos trago vídeos do usuário do youtube theRadBrad para ilustrar melhor as batalhas.

            Para começar algumas ponderações gerais sobre o game. Nota-se de imediato o porque dele ser considerado uma das grande obras primas da história dos games. Ele é belíssimo. Seu mundo, ainda que pouco habitado, vazio é extremamente deslumbrante. Em alguns momentos chega a ser vertiginoso. É uma obra única, sem dúvidas.



            Tecnicamente a única coisa que tem me irritado é a câmera que em alguns momentos atrapalha e o controle que não responde sempre muito bem ao meu comando. Mesmo assim, a experiência tem valido á pena. As batalhas são fenomenais e a sensação da última estocada em cada monstro é compensadora.

            Bom, agora vamos aos monstros em questão.  Ontem matei quatro Colossus[3].



1-º Colosso:

            Realmente a primeira vez é inesquecível. Desde a busca pelo lugar onde ele se encontra até a sua aparição dão uma sensação única. Passada admiração pelo encontro foi a hora de partir para a luta. O único problema dela foi que, como era a primeira batalha, eu ainda estava dominando e entendo a jogabilidade. Mas de qualquer forma não foi lá muito difícil este primeiro oponente. Colosso no chão e o jogo já me cativou.


2º Colosso:
            Esse foi o mais fácil até o momento. Após conseguir subi-lo só cai com ele morto. Mais um para a conta.





3º Colosso:
            Aqui o meu problema crônico de direção me fez demorar uma eternidade para encontrar a criatura. Após o encontro parti para a briga confiante. Após mais uma demora em finalmente alcançar seu primeiro ponto fraco o resto foi mais tranqüilo. Terceiro Colosso no chão e eu já achando que estava dominando o jogo.



4º Colosso:
            Aqui a coisa ficou bem feia. E dramática. Foi a batalha mais demorada e a câmera e o controle me atrapalharam absurdamente. Outro ponto que me fez demorar foi o modo de chamar a atenção da criatura para subi-la. Por muitas vezes eu estava á sua frente chamando a sua atenção e ele insistia em ir para outra direção. Para complicar quando faltava o último golpe a stamina acabou e fui jogado para baixo de novo, demorando novamente até conseguir subi-la. Quando finalmente consegui dei a estocada de misericórdia e com ela uma grande sensação de alívio de dever cumprido. Fim do primeiro dia de caçada.




OS: Foi no meio dessa cansativa batalha que decidi fazer esse diário.

Até as próximas batalhas!


[1] Mais de 700.
[2] Quase 3.000
[3] Em um total de 16.