sábado, 20 de abril de 2013

...CINEMA. Opiniões#62 - A Morte do Demônio


...CINEMA
Opiniões # 62 – A Morte do Demônio (Evil Dead, USA, 2013)
Por Marlon Fonseca

           
               Sam Raimi hoje é mais conhecido pela trilogia Homem-Aranha e recentemente por Oz- Mágico e poderoso. Mas seu início como cineasta foi trazendo ao gênero de terror que tanto ama uma das trilogias mais reverenciadas pelos fãs.

            A realização sequência direta, dirigida pelo próprio Raimi, e um remake de Evil Dead já circulam há anos entre os bastidores da indústria cinematográfica. Mas foi quando o diretor e produtor colocou os olhos no curta metragem “Ataque de Pânico”[1] dirigido por Fede Alvarez que a segunda opção ganhou força.

            Nessa refilmagem, a espinha dorsal da trama original se mantém. Cinco jovens vão á uma cabana no meio da floresta para tentar ajudar uma amiga a se livras do vício das drogas e, ao se depararem com o livro dos mortos, libertam um terrível mal.
O filme foi todo filmado sem CGI, até mesmo essa clássica cena

            A grande diferença entre o original e essa reimaginação está exatamente no mote ligado ao aspecto das drogas. A confusão entre uma possível crise de abstinência e uma improvável possessão demoníaca faz o enredo ficar ainda mais interessante. O clássico personagem Ash[2] não aparece dando a este remake o frescor e afastamento necessários para ter vida própria[3].

            Do resto, tudo o que fez sucesso há 32 anos volta com força total. O filme é tenso, assustador, violento, nojento, exagerado e possui um ritmo bastante ágil .Tudo isso atrelado às competentes iluminação, maquiagem e efeitos. Sob este último aspecto convém destacar que, por opção do diretor, não há qualquer utilização de CGI[4], inclusive na clássica cena de possessão pela árvore.
Filme garantes sustos, tensão e nojeira

            Para os fãs de terror gore e da franquia, portanto, fica a notícia de que A Morte do Demônio os honra plenamente trazendo um filme divertido causando medo, tensão e risos nervosos. E vem mais por aí, pois o resultado foi tão bom que uma continuação já está sendo elaborada.

Cotação: 9.0

Ficha Técnica: A Morte do Demônio (Evil Dead, USA, 2013). Terror. Direção: Fede Alvarez. Elenco: Jane Levy, Shiloh Fernandez, Lou Taylor Pucci, Jessica Lucas e Elizabeth Blackmore. Duração: 91 min.



[2] Vivido pelo ator-fetiche de Raimi Bruce Campbell
[3] A maior homenagem ao original fica portento na presença do carro de Raimi que aparece na maioria dos seus filmes desde o clássico Evil Dead.
[4] Efeitos em computação gráfica