terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Opiniões #08- O Segredo dos Seus olhos


Opiniões #08 – O Segredo dos seus Olhos (El Secreto de sus ojos. Argentina, 2010).
Por Marlon Fonseca




            O Segredo dos seus Olhos venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2010 e consagrou o então ascendente cinema Argentino. O Filme, um misto de suspense policial, drama e romance mostrou-se uma verdadeira obra-prima e deve ser apreciado por todo e qualquer amante do cinema.

            A trama, que alterna entre passado e presente, foca na investigação que marcou a vida de um aposentado Agente Federal da Argentina que em 1999 está escrevendo um livro sobre tal caso: o de uma jovem estuprada e assassinada e cujo desfecho nunca ao satisfez. Paralelamente, o Agente Benjamin Espósito relembra de sua paixão platônica por sua chefe e a sua amizade com seu colega de trabalho e parceiro da investigação.

            Através de um primor de roteiro e montagem competente, a trama se desenvolve sempre de forma satisfatória cuja alternância temporal nunca confunde o espectador. Os diálogos estão entre os melhores vistos nos últimos tempos e as situações que vão aparecendo no filme nunca soam forçadas. Pelo contrário, ao passo que a investigação avança a forma de como as soluções vão aparecendo são interessantíssimas e inteligentes aumentando gradativamente o interesse na mesma e no filme como um todo.
           
            Dirigido com extrema competência e técnica por Juan José Campanella, realizador dos também competentes O Filho da Noiva e O Clube da Lua, o longa além da trama muito bem realizada, apresenta enquadramentos e seqüências impressionantes, sendo o seu maior exponencial a fantástica perseguição dentro de um estádio de futebol. Esta se apresenta aparentemente sem cortes e feita como se o espectador estivesse participando da cena de perto.

            Para fechar com “chave de ouro” a alta qualidade do filme, o elenco é excepcional. Ricardo Darín, o mais conhecido e requisitado ator Argentino da atualidade, entrega o tom certo que Benjamin precisa. A Bela Soledad Villamil compõe sua Irene Hastings como uma pessoa competente, íntegra, mas também com sua sensibilidade ainda que disfarçada em razão de sua profissão e da função que exerce. Já Guillermo Francella no papel, do amigo alcoólatra, atrapalhado e colega de trabalho do protagonista, Sandoval é responsável pelos diálogos mais engraçados e inspirados do longa mostrando toda a inteligência do personagem.

Uma obra brilhante, um filme extremamente interessante e que deve ser visto por todo e qualquer amante de cinema e/ou de uma história muito bem contada e realizada.



Cotação: 


Ficha técnica: O Segredo dos seus olhos (El Secreto de sus ojos. Argentina, 2010). Policial. Suspense. Drama. Romance. Direção: Juan Jose Campanello. Elenco: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Guillermo Francella, Javier Godino. Duração: 129 min.