sábado, 1 de junho de 2013

...CINEMA. Opiniões # 68 - Se Beber Não Case - Parte III

...CINEMA

Opiniões #68 – Se Beber Não Case - parte III (The Hangover III, USA, 2013)

Por Marlon Fonseca

            
           
O primeiro Se Beber não Case foi um sucesso de público e crítica inegável, retumbante e merecido. Trazendo um elenco semidesconhecido (Bradley Cooper ainda não tinha o status que possui hoje), uma trama absurda, inventiva com situações hilárias o filme está entre umas melhores comédias já feitas.

            O problema começou quando de filme, passou-se a se tornar franquia. A primeira continuação, apesar de conter ainda bons momentos, decepcionou por praticamente repetir o primeiro filme. Nessa terceira e última parte, esse erro não é cometido, mas vários outros são.

            Na trama, o “bando de lobos” se reúne novamente para levar um Alan fora de controle para uma clínica de recuperação. No caminho, porém, se veem as voltas com um perigoso bandido (John Goodman) que os usa para encontrar Mr. Chao (Ken Jeong).

            Um dos primeiros problemas do filme é exatamente essa tentativa de mudança de situações. De farristas de casamento, os personagens se tornaram “aventureiros”, tirando, assim todo o enfoque e objetivos do primeiro filme.
Alan é o responsável pelos (poucos) melhores momentos

            Se a trama fosse boa e o longa engraçado esse escorregão poderia até ser perdoado, mas o fato é que essa terceira parte é de longe a mais fraca de toda a série.

            O filme até começa bem, principalmente nos minutos iniciais com Alan e suas trapalhadas, mas quando a “história” começa de fato o filme cai vertiginosamente de qualidade, salvando-se, a partir daí, em raríssimos momentos. Os personagens também sofrem. Tirando Alan, o responsável pelas (poucas) melhores partes do filme, os demais perderam força, graça e presença. 
"Lobos" cansados: personagens perderam força e graça

            A tentativa de resgatar momentos e personagens dos filmes anteriores para dar um ar de “trilogia” também é completamente mal executada e sem fundamento.

            Assim, esse encerramento da franquia Se Beber Não Case é um erro. Muito pouco engraçada, com uma mudança de enfoque mal elaborada e enfraquecimento dos personagens. A melhor forma de se divertir ao lado de seus personagens é revendo o excelente primeiro filme.


Nota: Nessa semana todo o elenco do filme compareceu ao Brasil para promover o filme.







Cotação: 5,0


Ficha Técnica: Se Beber Não Case - parte III (The Hangover III, USA, 2013). Direção: Todd Phillips. Elenco: Bradley Cooper, Ed Helms, Zach Galafianakis, Justin Bartha, Ken Leong, Heather Graham, John Goodman. Duração: 100 min.