quarta-feira, 4 de novembro de 2015

A LINGUAGEM NO CINEMA - Introdução

SÉRIE
 A LINGUAGEM DO CINEMA

APRESENTAÇÃO
e
INTRODUÇÃO

Apresentação
Estamos retomando o nosso trabalho no blog e para reinicia-lo traremos uma série de textos sobre a linguagem cinematográfica.

Esta série é fruto dos estudos celebrados em 2013 e 2014 nos cursos de forma e linguagem e critica cinematográfica, ministrados pelo crítico de cinema Pablo Villaça e de projeto experimental do curso de Jornalismo da Estácio de Sá, coordenado pela Professora Ana Lúcia de Morais.


Introdução
Desde A chegada do trem à Estação do Irmãos Lumiere, o cinema vem encantando multidões. Trata-se de um dos produtos midiáticos e culturais mais consumidos no mundo.

Com o passar dos anos as técnicas empregadas foram evoluindo, permitindo aos seus realizadores uma gama de artifícios para expressar a sua visão e a sua arte. O cinema possui uma linguagem complexa compreendendo diversos tipos de linguagem dialogando entre si.

Como produto narrativo e audiovisual que é, utiliza-se dos mais variados recursos para o desenvolvimento e apresentação de sua história.

Pelos preceitos apresentados pela Semiótica, linguagem é um sistema de signos, representações cujo objetivo é a criação de um sentido, um meio de comunicar. O cinema utiliza-se dos mais variados meios comunicacionais. Além da imagem, do som, as emoções dos atores, as linguagens mais perceptíveis para o grande público, há também a utilização das cores, a cenografia, o vestuário.

Tudo que está sendo mostrado na tela está passando informação, está promovendo sentido. Um objeto no cenário pode estar dando pistas do que está por vir, o vestuário de um personagem pode revelar traços importantes de sua personalidade e estado de espírito, a utilização frequente de uma cor pode ser muito mais do que exercício de estilo.

A capacidade de apreciação e compreensão de um filme por parte do espectador vai depender de quanto ele está preparado para a leitura desses diversos signos.

Tudo o que está presente em cena está passando uma mensagem ao espectador
A linguagem cinematográfica, ante todo o exposto acima é um conjunto complexo de signos e significados. A leitura de um filme, portanto, é atividade mais complexa do que se imagina. O espectador é exposto a toda sorte de signos e significados. “Ler” um filme é atividade muito mais complexa do que o imaginado.

O presente projeto é um estudo dos mais variados aspectos da linguagem do cinema. Escolhendo três dessas linguagens, traremos exemplos de como estas foram utilizados por diversos cineastas ao longo dos tempos.

Com essa série que se inicia, pretendemos trazer informações e curiosidades aos leitores e celebrar uma troca agradável de experiências e conhecimento.


Contamos com vocês!