quarta-feira, 14 de março de 2012

Testando e Analisando o PS VITA - parte 1


...TECNOLOGIA
...GAMES
Especial – Testando e analisando o PS VITA – Parte 1
Por Marlon Fonseca
Colaboração de: Rafael Mansano





Introdução e Especificações
           
As seções e Tecnologia e Games se unem para analisarmos o mais novo lançamento da Sony o videogame portátil PS VITA. E para uma análise mais refinada contamos com a colaboração do nosso leitor e proprietário do portátil Rafael Mansano. Sendo assim, vocês terão ao mesmo tempo duas opiniões de pessoas que possuem o aparelho.
            O VITA surgiu para suceder o portátil anterior PSP e para concorrer com o rival da Nintendo o 3DS.
            O portátil é poderoso. Conta como um processador (CPU) de quatro núcleos. Para vocês terem uma ideia de comparação o PSP continha apenas um núcleo. Ainda conta com memória interna de 512 MB e apresenta inúmeras funcionalidades, que abaixo serão melhor tratadas.


Funcionalidades:


         Dotado de diversas funcionalidade, o  PS VITA traz tudo o de mais moderno no momento. Confira elas abaixo com explicações e comentários
















Tela LCD: A Tela do aparelho é em OLED e possui o tamanho de 5 polegadas (aproximadamente 12 centímetros) e impressiona. Juntando a capacidade gráfica do aparelho com a qualidade desta tela temos jogos extremamente coloridos e com belíssimos gráficos.Seguindo as novas tendências tecnológicas a tela do aparelho é sensível á toque.



Marlon Fonseca: "Ainda deve se levar em conta o fato de que ao contrário do PSP e do 3DS a inclinação da tela não afeta na qualidade da imagem."


Rafael Mansano: " É grande, de ótima resolução e incrivelmente brilhante (coisas que só  o OLED pode fazer por você). A sensibilidade e o tempo de resposta também estão ótimos, como comparação: é a  mesma sensação que você tem com o iphone e não com aquele delay que existes nos Androids mais modestos. A única coisa que deixou  desejar foi que a Sony não colocou o Gorilla Glass (a tela super-ultra resistente que é utilizada nos Iphones) para não aumentar ainsa mais o custo no video-game."

Marlon Foneca" De fato a tela responde rapidamente e a sua utilização em Uncharted: Golden Abyss é fenomenal. O DS e o 3DS ambos da Nintendo já empregavam tal função na jogabilidade de seus jogos. Mas no Uncharted foi a mais imersiva experiência que já vivi com esta tecnologia aplicada aos games"



Botões Analógicos:


O Console apresenta dois botões analógicos para uma melhor jogabilidade.





Marlon Fonseca " A ausência de dois analógicos limitava muito a jogabilidade no PSP. Agora no VITA ela está bem mais precisa."




Câmeras:
Assim como no 3DS, ele possui câmeras tanto frontais como traseiras. A traseira é essencial para a funcionalidade de "realidade aumentada" que falaremos mais abaixo




Rafael Mansano: "As câmeras não são tão boas quanto ás câmeras dos celulares top de linha atualmente e, para piorar, a câmera de trás não tem flash. Entretanto, atendem de sobra o propósito para o qual foram cridas: realidade aumentada e video chat.




SIXAXIS:



O Sistema de movimento "SIXAXIS" inaugurado no PS3 retorna no VITA





Marlon Fonseca: "Considero a utilização do SIXAXIS no PS 3 muito fraca. Hoje então ela está quase que inexistente em razão do PS Move (nos últimos anos o único game que usou de fato esta função foi o Twisted Metal lançado neste ano). Porém em conjunto com as demais funcionalidades do VITA ele pode, enfim, encontrar maior utilidade.


Rafael Mansano: "PRECISÃO. Acho que essa é a melhor definição para o controle de movimento do PS Vita. OK, que por enquanto foram poucas as oportunidades que tive para utilizá-lo, mesmo assim a melhora em comparação ao SIXAXIS é impressionante".




Parte traseira sensível a toque:
A parte traseira do portátil é sensível ao toque dos dedos, sendo mais um acréscimo á jogabilidade.






Marlon Fonseca: " Mesmo com mais de 25 anos de experiência em games senti uma dificuldade inicial em utilizar essa funcionalidade no Little Deviants. Mais depois que se acostuma trata-se de mais uma potencial funcionalidade que, se bem utilizada, poderá acrescentar na jogabilidade dos futuros lançamentos."


Rafael Mansano: "OK, essa deve  ser a novidade mais bizarra de todas do PS Vita e a primeira vez que soube dela pensei "Meu Deus"!! Que ideia idiota!! Entretanto, embora não exista atualização dela no sistema operacional do video-game (tela principal, menu, e afins) dentro da maioria dos jogos as produtoras estão tentando fazer uso dela. Em alguns casos a utilização parece estar sendo forçada demais mas na maioria dos casos a ideia funciona bem (escolher onde abrir buracos negros em Superstardust, controlar a ondulação do terreno em Little Deviants e ModNation Racers) mas nada se compara a utilização dela no FIFA Soccer."




GPS:
Com GPS embutido, o aparelho contém serviços de localização e de mapas. Mas o mais interessante é o aplicativo Near. Com ele pode-se visualizar em um raio de até 9km quantas pessoas estão usando o aparelho e o que estão jogando no momento e ainda receber "presentes" desses jogadores.



Marlon Fonseca: "Inicialmente não levei muita fé no aplicativo NEAR mas ele é interessante. Trata-se de função típica da cultura japonesa com a necessidade de integração virtual. Há a possibilidade de "troca de presentes" entre usuários. O Mais impressionante? Quado testada a função descobri que mais de 40 pessoas na minha vizinhança já possuem o aparelho e estavam jogando naquele momento".

Rafael Mansano: "O GPS do Vita por enquanto tem duas funcionalidades principais (três se você considerar também a possibilidade de anexar informações do GPS nas fotos): Google Maps e o NEAR. O NEAR ao contrário do que muitos pensam não é igual ao Street Pass do Nintendo 3DS. Ele exibe para você informações sobre as pessoas que estão dentro de um raio de 9km: o que estão jogando atualmente, quem está na lista de amigos, havendo, inclusive a possibilidade de adicioná-las em sua lista de amigos. Felizmente a Sony também pensou na privacidade das pessoas então você pode escolher quais informações compartilhar ou não'. 





Internet 3G e WI-FI

Conexão á internet por 3G (em alguns modelos) e Wi-fi em todos.







Rafael Mansano: " O 3G do PS Vita foi recebido de braços abertos graças á ideia do "Online everywhere" o que nos leva a possibilidades impressionantes. Imagine ficar jogando o multiplayer online de Call of Duty naquele evento que você pediu pelo amor de Deus para não ser obrigado a ir. Tudo perfeito né? Bom, quase tudo. A não ser que você seja um feliz proprietário de um PS Vita vendido em Hong Kong, seu PS Vita será bloqueado (pela ATeT na versão americana, pela Voldafone na Européia...). Felizmente parece que a Sony Brasil irá oferecer uma atualização gratuita para o desbloqueio do 3G e consequente utilização do 3G no país".


Marlon Fonseca: "Eu sou um usuário de portátil sui generis, pois uso mais na minha casa mesmo. Então o wi-fi para mim já está de muito bom tamanho. No PSP deixando essa função ligada o consumo de bateria ficava maior. No Vita não há a função de desligamento do wi-fi e o desgaste de bateria é levemente menor. Agora, assim como no PS3 e o XBOX 360, o aparelho fica mais "vivo" e funcional quando conectado."




Cross-Play
Trata-se da Integração entre os sistemas PS 3 e PS Vita. Agora, pode-se através do Vita administrar conteúdos de seu PS3. Está em sua escola, faculdade ou trabalho e descobriu que aquela demo que você estava esperando saiu? tire seu Vita do bolso, conecte-se na PSN e execute o download por ele. Chegando em ca instale no PS 3 e confira a demo sem perder tempo.



Marlon Fonseca: "Outra funcionalidade que não vingou no PSP era integração com o PS3. No VITA já pode se observar um cuidado maior para com esta função. Só o tempo dirá se será mais útil como quando utilizada no PSP"




Cross Chat: Uma das maiores reclamações dos usuários do Playstaton 3 é a ausência da possibilidade de conversação por voz com usuários jogando games distintos. A sony não corrigiu isso ainda no console mas incluiu no VITA. Aqui os jogadores, podem conversar sem necessariamente estarem jogando o mesmo game.


Rafael Mansano: " E é mais do que isso!! Os usuários podem até abrir salas d bate-papo com com lugar para 8 pessoas no APP Party (permitindo o acesso de amigos e até de amigos dos amigos) o que cria ambiente perfeito para jogos multiplayer de futebol, FPS estilo Team Deathmatch e RPG´s em geral, já que funciona mais ou menos como o TeamSpeak muito utilizado em jogos de PC".




Som: O Portátil conta com auto-falantes e microfone embutido.

Marlon Foneca: "Não adianta. todo portátil possui som baixo. Nem no volume máximo ele se faz ouvir direito. Para uma melhor performance faz-se necessária a utilização do fone de ouvido".




Apps: 
O Aparelho ainda conta com a função de instalação de aplicativos além dos que já vêm instalados nele. Eles são aprsentados na tela na forma de "bolinhas" e se assemelham bastante á disposição e organização de um iphone, por exemplo.Até o fechamento desta postagem, já estavam disponíveis alguns como Netflix, Facebook, etc.



Rafael Mansano" Senti a ausência de poder organizar os Aplicativos em pastas. Testei o Netflix e para minha surpresa absoluta funcionou! A qualidade estava ótima! Enquanto isso meu Nintendo 3DS continua com o sistema sem funcionar no Brasil."

Marlon Fonseca: "Futuros e inteligentes aplicativos que saibam usar bem as funcionalidades do VITA com certeza aumentarão ainda mais sua utilidade. A visualização e administração deles é simples. Não senti a ausência de pastas como o mansano pois os organizo de outra forma: cada página para cada função: uma para jogos e demos outra para a parte online contendo browser, amigos, trofeus, psn e psn store e near e assim por diante etc). Aliás o Rafael gostou da idéia e me "copiou" (risos) "


Realidade Aumentada:

        Realidade Aumentada é definida usualmente como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico.
        Assim como no 3DS, a câmera traseira serve para a função de realidade aumentada. Ela também pode ser alcançada através das cartas de realidade aumentada que vem junto ao aparelho, também similar ao já visto no 3DS. 






PSN, Troféus e Store:

     Quem tiver uma conta na PSN feita pelo PS3 poderá utilizá-la no VITA. Há, porém, a limitação de uso de apenas uma conta por portátil.
     Já os troféus de ambos os sistemas serão somados na mesma conta, havendo, inclusive um aplicativo para gerenciamento deles. Há a opção de visualização de apenas os troféus de jogos conquistados no Vita ou de uma visão total e geral do seu perfil.



      Um aspecto negativo e até surpreendente é que do Vita pode-se ver a sua lista de amigos na PSN e o que eles estão jogando no PS3 naquele momento, mas a recíproca não é verdadeira. Seus amigos do PS3 não o vêem online enquanto você está no Vita. Uma falha grava e inexplicável que precisa ser corrigida em futura atualização.






Necessidade de Memory Card: Decisão polêmica da Sony ao colocaar pouca memória interna no aparelho obrigando os usuários a comprar memory cards para os salvamentos de jogos e games baixados na PSN. Estão sendo comercializados modelos de 4GB, 8GB, 16GB e 32GB com preços altos (o de 32GB custa cem dólares).




Retrocompatibilidade: Outra decisão da Sony que desagrada é a fraca e irregular compatibilidade com jogos do PSP. Não há no portátil slot para UMD (a mídia desenvolvida para os jogos de PSP) e somente alguns jogos baixados na PSN rodam no aparelho.




Bateria: A Sony informa que a bateria (embutida no console) consegue durar por 5hs de jogatina.

Marlon Fonseca "Ela é mais durável de fato do que as baterias do PSP e 3DS mas não chega a durar 5 horas conforme anunciado. Testei isso com o Uncharted após dar a primeira carga completa do aparelho. Durou um pouco mais de 4 horas mais não chegou á 5 horas."





Comentários Finais:

 Marlon Fonseca: "Inicialmente cumpre o que a Sony prometeu. É o portátil mais poderoso do mercado sem dúvida alguma e as suas funcionalidade expandem ainda mais a sua utilização. A resolução da tela é impressionante e a jogabilidade está bastante fluída. "Navegar" por ele é tão simples como em um Iphone, por exemplo, em razão da sua prática interface. O futuro dirá se tudo o que o aparelho pode executar será utilizada de forma inteligente e completa. Mas é promissor. Sem dúvidas"


Rafael Mansano: "INCRÍVEL! Essa é a melhor forma de descrever o PS Vita. Embora ele não seja barato, faço parte da maioria esmagadora que não se arrepende em tê-lo comprado. Como é de costume da Sony, ainda existe muito para explorar dentro do PS Vita, mas é visível que o sistema operacional dele encontra-se muito mais evoluído de quando o PS3 á época de seu lançamento.Então, para você que está na dúvida: se você é feliz jogando Angry Birds nos celulares, não perca seu tempo com o PS Vita e continue com eles. Mas se você gosta do PS3 e do XBOX 360 e games online, no fundo você já sabe o que fazer". 





            Não percam!! Na Sexta-feira teremos a segunda parte do especial com a análise de alguns dos jogos já lançados focando no poderio gráfico e como as funções do portátil estão sendo utilizadas.


         Atualizado em 07/04/2012: Segunda parte já está publicada: http://blogdofalandode.blogspot.com.br/2012/04/testando-e-analisando-o-ps-vita-parte-2.html

3 comentários:

  1. bacana a análise. Achei bem completa e as opiniões bem sensatas.

    Parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem bom que tenha gostado Fernando! Muito obrigado! Seja bem-vindo ao blog.

      Excluir
  2. Gostei do review! (Ambas as partes, mas deixei o comentário em uma só para não ficar redundante)

    Quanto ao Vita, não há a menor dúvida que é um puta de um console, mas achei ele um pouco "completo demais". Muitas funções que eu ACHO que com o passar do tempo vão deixar de ser novidades, a euforia vai passar, e vão acabar caindo em desuso se a Sony parar de "forçar" as empresas à utilizá-las ou não acharem modos inteligentes e bons de usar.

    Além de que isso vai encarecer o console, e vai acabar focando menos em coisas que poderiam ser mais úteis (como memória do disco e RAM).

    Dei uma desanimada em comprar pelo fato de ter pouca memória interna (o quê eu acho que deveria ser essencial em um portátil para não ter que ficar andando com vários cartuchos, ou um Memory Card só encarece o console), e uma bateria com menos de 5h.

    No mais, ótimo review, bom console.

    ResponderExcluir