sexta-feira, 29 de junho de 2012

...CINEMA. Opiniões #35 - E aí...comeu?

...CINEMA
Opiniões #35 - E aí comeu? (Brasil, 2012)
Por Marlon Fonseca


           

            Baseado na peça de Marcelo Rubens Paiva, E aí...comeu? foca nos encontros costumeiros de três amigos, com idade entre trinta e quarenta anos, na mesa de um bar onde contam os seus problemas com mulheres e na vida e "filosofam" sobre os aspectos do relacionamento.

           Enquanto um desconfia que sua mulher está lhe traindo (Marcos Palmeira) , outro está em fase de "luto" pelo término de um casamento e se vê às voltas com os assédios de uma vizinha de dezessete anos (Bruno Mazzeo) e terceiro amigo está em crise criativa com relação ao livro que escreve e só consegue se envolver com prostitutas e mulheres casadas (Emilio Orciollo Neto).

          Esqueça porém, este fiapo de história. O filme só funciona mesmo nas cenas e diálogos travados na mesa do bar. Ali, o espectador é apresentado à conversas grosseiras e/ou despudoradas que com certeza o farão rir e se identificar em algum momento. As "filosofadas" do personagem de Marcos Palmeira, então, são bastante inspiradas. 

         Essas partes, porém, ficam mais restritas à primeira metade do longa que a partir daí tenta desenvolver melhor o fiapo das tramas dos amigos e falha absurdamente, pois são completamente desinteressastes ainda que o elenco esteja afiadíssimo e os personagens, mesmo sem muita profundidade, sejam bastante carismáticos.

           Desta forma, o filme acaba saindo-se bastante irregular resultando em mais sucessão de esquetes e perdendo força durante a sua projeção.

           Conforme falado, anteriormente, o elenco está afiadíssimo destacando -se um Marcos Palmeira interpretando com gosto e claramente se divertindo com o personagem. Emilio Orciollo também está ótimo e Mazzeo repete todos os seus trejeitos. Como destaque do elenco de apoio, além da sempre ótima presença de Dira Paes (como a esposa do personagem de Palmeiras) há uma participação divertida de Murilio Benício.

          E aí...comeu? consegue divertir o espectador em vários momentos mas falha miseravelmente ao tentar desenvolver uma trama pouco interessante. Começa muito bem e traz diálogos bastante irreverentes, personagens carismáticos e um ótimo, mas vai perdendo fôlego à partir de sua metade resultando em um filme divertido, porém irregular.

         Cotação: 

         Ficha técnica: E aí...comeu? (Brasil, 2012). Comédia. Direção: Felipe Joffily. Elenco: Marcos Palmeira, Emílio Orciollo Neto, Bruno Mazzeo, Dira Paes, Juliana Schalch, Laura Neiva, Tainá Muller. Duração: 100 min.