quarta-feira, 25 de abril de 2012

...CINEMA. Opiniões #24 - American Pie: o Reencontro


...CINEMA
Opiniões #24- American Pie: O Reencontro (American Reunion, USA 2012)
Por Marlon Fonseca




            A Série American Pie marcou uma geração. O que Porky´s significou para os anos 80,ela foi para os adolescentes do fim dos anos 90. Este American Pie: o reencontro chega para encerrar a franquia com uma forma de despedida e homenagem.

            Na trama, todos os personagens da série original[1] retornam, sejam como protagonistas ou em participações especiais para a festa de encontro de 13 anos de formados de sua turma. Tentando esquecer um pouco os seus problemas, agora na vida adulta, os amigos Jim, Kevin, OZ, Finch e Stiffler tentam transformar este encontro em mais uma “festa inesquecível”.

            A questão central em torno do filme é se tanto o público quanto os personagens amadureceram. Repetir as piadas de treze anos com certeza não soaria tão bem para os fãs de outrora. E, surpreendentemente, os roteiristas entenderam isso e conseguiram dosar bem escatologia, comédia, romance e, até mesmo, doçura tornando o filme algo bastante agradável de ver.

            O amadurecimento se dá nos problemas que os protagonistas enfrentam. Perder a virgindade ficou no passado e agora eles precisam resolver problemas sérios de relacionamentos e profissionais. Uma sacada interessante foram as cenas em que Jim e seu pai mudam de lugar e agora é o filho que tenta aconselhar o pai de forma desastrada.

            American Pie: o reencontro não é uma obra prima, mas diverte e faz jus aos fãs da série apresentando um desfecho mais do que favorável a franquia.

             
Cotação:   (3/5)

Ficha Técnica: American Pie: O Reencontro. (American Reunion, USA, 2012). Comédia. Direção: Jon Huwirtz e Hayden Schlossberg. Elenco: Jason Biggs, Alysson Hanningan, Sean William Scott, Chris Klein, Thomas Ian Nichols, Tara Reid, Mena Suvari, Eddie Kay Thomas, Eugene Levy. Duração: 113 min.


[1] Ignorando os posteriores filmes lançados em DVD