sábado, 22 de junho de 2013

...CINEMA. Opiniões # 72 - Universidade Monstros

...CINEMA

Opiniões # 72 – Universidade Monstros (Monsters University, USA, 2013).

Por Marlon Fonseca

                Um dos primeiros e mais queridos filmes da Pixar, Monsrtros S.A, tem seu universo de sustos retomado, 12 anos depois, com uma prequel nesse Universidade Monstros. Nele, enfim sabemos como começa a amizade e parceria entre Mike (voz de Billy Cristal no original) e Sully (John Goodman) dentro da universidade de monstros, formadora de potenciais assustadores.

            Antes de tudo, insta dizer que esta animação não tem a maturidade de Valente, o lirismo de Wall-E, nem fará o espectador transbordar em lágrimas como em UP-Altas Aventuras e Toy Story 3. É um filme galgado única e exclusivamente na diversão e em um tom bem leve.

            Ainda assim, há espaço para o forte das animações da Pixar, as subtramas que no filme em questão se apoiam na busca por um sonho e na determinação para alcança-lo.

            É bastante interessante enxergar, durante a animação, como o estúdio “brinca” com os clichês de filmes ambientados em escolas ou faculdades. Está tudo lá, logicamente e de forma muito bacana, adaptado ao universo estabelecido desde o primeiro filme.
O divertido e tumultuado começo de uma amizade

            Além da dupla principal, (sendo que Mike é “o coração e alma” do filme – algo percebido, inclusive, pelo próprio Sully) o filme nos brinda com personagens secundários extremamente simpáticos o que beneficia ainda mais o filme. A parte final também, onde se define o futuro dos personagens, sai do óbvio o que é muitíssimo  bem vindo.

            No quesito técnico a animação impressiona com pelos e texturas extremamente bem feitos dando a impressão que aqueles personagens estão realmente vivos. Trata-se de um exercício interessante comparar o primeiro com este e ver o salto dado nesse aspecto em mais de uma década. Já o 3D está bem aquém do apresentado em outras animações, aparecendo de fato apenas pontualmente e em pouquíssimas ocasiões.

            Com Universidade Monstros, a Pixar volta a focar primeiramente na diversão afastando-se de uma abordagem mais profunda do que nos seus últimos filmes. Com isso, deixa espaço para o seu simpático elenco de personagens brilhar e entreter o público em um dos universos mais bacanas e curiosos que criou.  

PS: Como de costume, há um curta de animação antes do filme. Não cheguem atrasado à sessão, pois O Guarda-chuva Azul é belíssimo e merece ser conferido. Desde a exuberância da animação ao lirismo em sua execução, é um primor.

Cotação: 8,0


Ficha técnica: Universidade Monstros (Monsters University, USA, 2013). Animação. Aventura. Comédia. Direção: Dan Scanlon. Com s vozes originais de: Billy Cristal (Mike), John Goodman (Sully), Steve Buscemi (Randy), Helen Mirren (Dean Hasrdscrabble). Duração: 110 min.


__________________________________________________________

Não deixem de ler tambémCenas de Cinema sobre a Pixar