quinta-feira, 5 de julho de 2012

...GAMES. Opiniões #19 - The Walking Dead (Eps. 1 e 2)


...GAMES
Opiniões #19 - The Walking Dead -episodes 1 e 2 ( Distribuição digital -PSN/ Xbox Live/Steam)
Por Marlon Fonseca





            Diz um ditado popular que a terceira tentativa é a que vale. E isso pode ser aplicado no caso em questão. Depois de ter conseguido resultados bastante irregulares com seus jogos baseados nos filmes De volta Para o Futuro e Jurassick Park, a Telltale Games acerta em cheio com o game baseado em The Walking Dead.

            Baseado nos quadrinhos de Robert Kirkman e não no seriado de sucesso, o game conta a história de Lee, um homem atormentado pelo seu passado e que quando se encaminhava para delegacia se depara com a nova realidade no mundo: uma invasão zumbi. No caminho encontra com a jovem Clementine a qual desenvolve imediatamente uma afeição paternal e outros sobreviventes. Juntos lutarão por suas vidas nessa nova situação, além de lidar ao todo tempo com decisões vitais. A história é paralela à dos quadrinhos e com novos personagens, mas alguns conhecidos dos fãs aparecem pontualmente.

            Assim como nas tentativas anteriores, trata-se de um game de adventure, estilo point n´click (apontar e clicar) onde o jogador deve interagir com pessoas e partes do cenário para prosseguir no jogo. A todo o tempo decisões importantes deverão ser tomadas e o caminho que você decidir escolher será vital para sua sobrevivência e dos demais personagens. Em uma apertada comparação lembra um pouco o sucesso de alguns anos atrás Heavy Rain e da já clássica franquia Sam e Max.

            Engana-se que ao ler o parágrafo anterior achar que se trata de um jogo chato. Muito pelo contrário. A trama é muito bem elaborada e momentos de tensão e sustos não irão faltar.

            Mas o mais importante do jogo mesmo é a forma como a história é contada e no cuidado ao estabelecer as relações com os personagens. Não será incomum se afeiçoar com alguns e adorar odiar outros. O modo com que o jogador se conectar com cada um deles com certeza influenciará nas decisões que surgirão. E a história do jogo vai se moldando e adaptando às suas escolhas.

Logicamente esse sistema não permite tanta liberdade de escolhas. Assim, o número de decisões e ações que aparecem durante o jogo são limitadas a determinadas opções, mas são variadas ao longo do game. Fica o aviso que, para aproveitar o game por completo há a necessidade de um bom conhecimento de inglês.

Os bons gráficos estão em estilo mais cartunesco, dando uma sensação de estar se jogando uma história em quadrinhos ou uma animação interativa. A movimentação dos personagens é irregular. Em alguns momentos estão rígidas e em outras mais suaves.

A trilha sonora é boa e compõe bem o clima é a dublagem dos personagens é excelente, essencial para a proposta do jogo.

O jogo está sendo distribuído digitalmente e por sistema de episódios mensais. Serão cinco ao total e até o momento dois deles já foram lançados: Episode 1:A new day e Espisode 2 :Starved For Help. Ao fim de cada episódio há um trailer de previsão para o próximo e uma tela de estatísticas mostrando suas escolhas e a porcentagem geral dela com relação a quem já jogou.

The Walking Dead tem qualidade de sobra. Possui uma excelente historia, personagens bem delineados e momentos de tensão. O poder de decisão que o game oferece ao jogador é interessante e o melhor: com ele você saberá de fato se está preparado para uma invasão zumbi...ou não.

Cotação: (5/5 - 9/10)

Ficha técnica: The Walking Dead -episodes 1 e 2 (Distribuição digital -PSN/ Xbox Live/Steam). Adbeture. Produtora e distribuidora: Telltale Games. Data de Lançamento: Espide 1: Junho de 2012. Espide 2: Julho de 2012. Os demais provavelmente de Agosto a Outubro de 2012.  Versão testada: Playstation 3.