Sobre
encanadores e coelhos
Por Marlon Fonseca
A Ubisoft conseguiu algo que
toda produtora de jogos queria: contar com o plantel de Mario e amigos para a
confecção de jogo. Para tanto ela os reuniu à serie dos amalucados coelhos
loucos resultando nesse Mario + Rabbids.
Na história os coelhos
surtados são acidentalmente transportados para o reino do cogumelo e alguns
dissidentes (com incentivo de Bowser Jr.) acabam causando um caos no mundo do
mario que une-se aos demais dentuços (metamorfoseados como personagens do
universo da Nintendo) para trazer a paz novamente e mandar os visitantes para o
local de onde vieram.
Mais inusitada do que essa
reunião foi a escolha de estilo de jogo para ela. Trata-se de um jogo de
combate entre turnos trazendo mecânicas, ainda que simplificadas, de RTS e RPG.
A curva de aprendizado é
orgânica assim como a de dificuldade. Os movimentos e possibilidades que o jogo
oferecem vão aparecendo pontualmente. A cada avanço o jogo se aprofunda. Novos
itens, possibilidades de movimentos e personagens vão aparecendo.
As fases se dividem em
batalhas normais, dominação de território batalhas entre subchefes e chefes e
cada nova arena oferece mais variações de estratégias e avanços resultado de um
level design inteligente e cuidadoso.
Além das batalhas que
correspondem às fases da história existem caminhos nos mundos que revelam
puzzles e desafios que, se vencidos, oferecem novas armas, itens, colecionáveis
ou essenciais para o progresso do jogo. No mapa é comum encontrar o estrago e
abagunça que os coelhos andam fazendo no universo do Mário, sempre com
resultados divertidos.
O impacto da bagunça dos coelhos é sentido no cenário |
A inteligência artificial
dos inimigos é bem elaborada, o suficiente para que os combates sejam
interessantes e desafiantes na medida certa. Cada classe e estilo exige uma
estratégia ou arma diferenciada o que aumenta a densidade dos combates.
Caso encontre dificuldade o
jogador pode escolher por um “easy mode” no início de cada batalha onde contará
com 50% a mais de energia para o seu time.
O jogo oferece um arsenal
decente sendo que cada personagem possui seus próprios tipos de armamentos.
Existe, também, uma árvore de melhoras onde cada personagem vai desbloqueando
novos movimentos e possibilidades de ataque, defesa, etc. E a cada avanço mais
possibilidades vão se abrindo tanto em armas como em poderes.
Á medida que se progride mais opções aparecem |
E esse, devemos destacar novamente,
é o maior brilho do jogo. A cada passo possibilidades e novidades vão se
abrindo o que mantém sempre o seu frescor.
Em um dado momento o jogador
vai ser sentir obrigado a retornar em níveis anteriores para juntar moedas e
aumentar e melhorar seu arsenal. Isso pode dar uma quebrada no ritmo mas
visitar fases iniciais já evoluído torna esse expediente muito rápido.
O game apresenta um sistema
cenário central na frente do castelo da princesa onde se pode percorrer pelo
museu e observar os colecionáveis coletados, a sala de melhorias dentre outras
surpresa.
A jogabilidade é muito boa e
á medida que novos elementos vão aparecendo o jogo prontamente os explica. Até
quem não é adepto do Gênero consegue jogá-lo. Mas apesar de simples de entender
dominar tudo exige tempo e dedicação do jogador, pois as possibilidades são
inúmeras.
O jogo traz batalhas interessantes e muito bom humor |
Os gráficos são lindos tanto
nos cenários momo nas animações e movimentos dos personagens. As animações em CG
também estão belíssimas além d hilárias. Dá até para dizer que temos
graficamente o mais belo jogo do universo Mario. Os personagens nunca estiveram
tão vivos.
Aa trilha sonora é bastante
simpática e casa bem com a proposta do jogo, assim como os efeitos sonoros.
Apesar da campanha longa,
por volta de umas 20 horas para poder explorar os 4 mundos e as muitas fases e
subfases, não existem mais modos de jogo além da possibilidade co-op local e a
coleta de colecionáveis pelo cenário.
Evoluir os personagens e adquirir novos armamentos é fundamental. |
E é justamente aí o maior
defeito de Mario + Rabbids. Ele pede, clama por um multiplayer. Esse modo sem
dúvidas traria um público maior e traria uma sobrevida importante e merecida ao
jogo.
Apesar e ter pego todo mundo
de surpresa e trazer uma parceria até então impensada em um estilo improvável
para os personagens, Mario + Rabbids demonstrou-se um grande acerto por parte
da Ubisoft e Nintendo. Ele garante diversão, desafio e diversificação ao longo
da sua campanha. Uma pena apenas que após ela o que resta é aguardar uma já
bem-vinda continuação.
Nota: 8,5
Ficha técnica:
Maro + Rabbids: Kingdom Battle
Console: Nintendo Switch
Produtora(s): Ubisoft, Nintendo.
Gênero: Ação, estratégia, RPG.