segunda-feira, 7 de maio de 2012

...CINEMA. Opiniões #26 - Anjos da Lei.


...CINEMA
Opiniões #26 – Anjos da Lei (21  Jump Street, USA, 2012)



            Quando foi anunciado que a adaptação da série de drama policial oitentista Anjos da Lei se tornaria uma comédia de ação, muita gente torceu o nariz. Lançado há algum tempo nos Estados Unidos e na semana passada aqui no Brasil, o filme, porém, se tornou uma das maiores surpresas do ano. É bobo, mas muito engraçado.

            Na trama do filme, o programa que infiltra jovens e desajustados policiais em escolas e faculdades para a investigação de crimes é reaberta. Dois amigos policiais atrapalhados são recrutados para integrá-lo e devem investigar o surgimento de um novo tipo de droga.

            Em sua primeira metade, é onde se concentram os momentos mais engraçados e as piadas mais grosseiras. O início rápido mostrando os dois quando adolescentes de fato e posteriormente se tornando amigos na academia de polícia serve para estabelecer a amizade entre os personagens e suas características. Enquanto um é o inteligente atrapalhado e tímido o outro é o viril, mas não é tão bom em estudo.

            Aqui somos brindados com diálogos surpreendentemente inspirados, inclusive zombando das adaptações de seriados para os cinemas e dos personagens estereotipados. Há uma seqüência, ainda, antológica que dificilmente deixará o espectador sério. [1]

            Há, também, uma curiosa inversão de papéis neste reingresso ao ensino médio, resultado de mais uma trapalhada dos amigos. Enquanto o personagem de Jonas Hill que era o nerd e bom em ciências passa a ser o popular, o de Tatum que era o popular de outrora passa a conviver com os nerds. Isso acaba por influir diretamente na dinâmica da dupla e na investigação. Mas servem, também, como forma de amadurecimento e redenção.

            Com espaço ainda para um romance, e para cenas de bromance[2], o aspecto policial do filme só toma força mesmo a partir do ato final com cenas de tiroteio e perseguição até mais violentas do que se imaginava para uma comédia.

            A dupla central surpreendentemente, tem uma “química” muito boa. Jonah Hill repete os maneirismos de sempre com seus olhos arregalados e o misto de inocência e escatologia que permeia seus personagens. Channing Tatum que parece egresso da escola Mark Whalberg de (má) atuação e (falta de) carisma surpreende e consegue contornar suas deficiências.[3] Já no elenco de apoio, destaques para Ice Cube como o chefe da divisão e Rob Riggle como o professor de Educação física desbocado.

            Logicamente o filme tem suas falhas. Ainda que não aborreça em momento algum, a parte do romance é “sem sal”. Alguns personagens que pareciam ter certa relevância entram e saem sem contribuir com nada. A investigação policial em si é mal executada ainda que com alguns momentos interessantes. E, claro, as piadas grosseiras podem desagradar uma parcela do público.

            Anjos da Lei é sim uma grata surpresa. O filme resultou em uma comédia de ação divertida que parece apontar uma nova e merecida franquia. Há tempos não se via um filme de “dupla de policiais” tão divertido.


Obs: Quem acompanhou a série fique atento nas participações especiais ao longo da projeção.


Cotação:  (4/5)

Ficha técnica: Anjos da Lei (21 Jump Street). Come´dia de Ação. Direção:Phil Lord e Chris Miller. Elenco: Jonah Hill, Channing Tatum, Ice cube, Brie Larson, Dave Franco e Rob Riggle. Duração: 109 min.

           


[1] SPOILER – A seqüência em questão é quando os dois, drogados, tentam se ajudar mutuamente a vomitar e não conseguindo passam por todos os estágios dos efeitos das drogas.
[2] Termo dado a cenas de amizade e carinho entre homens, criado principalmente a partir dos filmes do diretor e produtor Judd Apatow.
[3] O Sucesso que outro filme seu teve nos EUA recentemente, o romance The Vow, ainda inédito no Brasil, parece lhe apontar um novo horizonte.