terça-feira, 10 de abril de 2012

...GAMES/CURIOSIDADES. Angry Birds: o fenômeno pop


...GAMES
...CURIOSIDADES
Especial – Angry Birds: o fenômeno pop
Por Marlon Fonseca

           

            Uma idéia inicialmente simples. Um game viciante, inteligente e desafiante. Angry Birds é tudo isso é muito mais. Ele agora é um fenômeno pop.

Para uma obra alcançar o status de “fenômeno pop” ela precisa ir além da sua mídia original. Deve expandir-se até chegar ao ponto no qual a maioria das pessoas a conheça de alguma forma.

No game produzido pela Rovio Móbile da Finlândia, os tais pássaros furiosos do título devem ser lançados de um estilingue(!!??) contra porcos verdes (!!??) dispostos em estruturas de madeira, vidro e metais. Na história do jogo, tais porcos teriam roubados seus ovos, daí o motivo de tanta raiva.

Inicialmente comercializado para os celulares, hoje ele pode ser jogado em iphones, ipad´s, PC´s, PS3´s, PSP, XBOX 360, Mac, celulares com sistema android e até no facebook. Juntando o numero de vendas em todas estas plataformas ele já alcançou a marca de mais de 250 milhões de cópias vendidas.
           
Sua mais nova continuação, Angry Birds in Space provavelmente seguirá o mesmo rumo do sucesso. Acrescentando as noções físicas de gravidade e atmosfera na jogabilidade ele é ainda mais desafiante. (O original já se utiliza de noções de ângulo e velocidade).




Seu alcance, hoje, porém, vai muito além dos games. Seus carismáticos personagens podem ser encontrados em bichos de pelúcia, álbum de figurinhas, cadernos escolares e diversos outros produtos. Recentemente a Róvio acertou patrocínio com seu patriota, o piloto Finlandês Kimi Raikkonen, para estampar seus personagens em seu capacete nas corridas de fórmula 1. Uma série de animação está sendo produzida e já se fala em um provável filme.















Se não bastasse tudo dito e mostrado acima, o que dizer da união de dois fenômenos pop em um só clipe?




Alçados de um estilingue para a fama e dominação mundial (e agora espacial) os carismáticos e tresloucados pássaros conquistaram a todos. Mais que um fenômeno pop, Angry Birds é mais uma amostra de que uma idéia simples e inteligente pode cativar.