segunda-feira, 10 de junho de 2013

...CINEMA. Opiniões #70 - Depois da Terra

...CINEMA
Opiniões # 70 – Depois da Terra (After Earth, USA, 2013).
Por Marlon Fonseca

            Discute-se há tempos o fato do aspecto comercial do cinema, o cinema-produto. Sem entrar em discussões acaloradas sobre o assunto, temos um aqui um exemplo claríssimo de tal aspecto, pois, antes de mais nada, Depois da Terra é um produto, na forma negativa dessa afirmação.

            Trata-se de uma tentativa inequívoca de Will Smith lançar seu filho ao estrelato, um filme sob encomenda cujo propósito citado é claro e inequívoco. E isso não seria demérito se o filme tivesse outros aspectos interessantes a serem considerados, mas infelizmente não é muito o caso.

            Dirigido por M. Night shyamalan, que depois dos excelentes O Sexto Sentido, Corpo Fechado e Sinais era tido como gênio por muitos[1] caiu em um espiral decadente de qualidade demolido pela arrogância, brigas com estúdios e que agora encara seu segundo projeto como “diretor de aluguel”.
O diretor no set de filmagem

            Na trama, em um futuro onde a humanidade vive longe do planeta Terra em razão de eventos catastróficos, pai e filho acabam aterrissando no planeta após um acidente e têm que, juntos, buscar um aparelho que os ajudará a voltar para casa enquanto paralelamente tentam resolver seu problema de relacionamento.

            Há um viés de drama familiar como fio condutor do filme, mas muito mal explorado e aprofundado. Para piorar ele não consegue passar tensão e emoção em momento algum. É monótono, frio, anticlimático, vazio. Trata-se de um filme sem alma, “sem sal”.

            De interessante fica a atuação de Will Smith, que faz um tipo diferente do que estamos acostumados. Seu personagem é frio, monossilábico, distante. Já seu filho Jaden, o motivo principal do filme, é bom recordar, não repete a segurança apresentada no ótimo remake de Karate Kid, tal qual seu personagem, a pressão em agradar o pai pode ter pesado.
Pai e filho lutam pela vida e por seu relacionamento

            Já Shyamalan, mostra domínio na direção sem ser brilhante, apenas correto, que é um pecado para aquela cineasta que prometia tanto. O filme apresenta trilha sonora apenas pontual como em seus demais e autorais trabalhos. O longa é também “redondinho” nos efeitos especiais.

            Depois da Terra é um filme que falha como entretenimento, arte e veículo para catapultar Jaden Smith ao estrelato. Não vai ser com ele também que Shyamalan retomará sua careira com dignidade.

Cotação: 4,5

Ficha Técnica: Depois da Terra (After Earth, USA, 2013). Ficção Científica. Direção: M. Night Shyamalan. Elenco: Will Smith, Jaden Smith, Sophie Okonedo, Zoe Kravitz. Duração: 100 min.




[1] Inclusive pelo autor desse texto